Senado aprova doação de vinte viaturas do Exército Brasileiro ao Paraguai

O Senado aprovou, nesta terça-feira (4), projeto que autoriza a doação de vinte caminhões militares MBB 1418, revitalizados pelo Exército Brasileiro (EB), para o Paraguai. O texto será encaminhado à sanção presidencial.

De autoria da Câmara dos Deputados, o PL 296/2022 recebeu voto favorável da senadora Soraya Thronicke (União-MS), relatora da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Os caminhões, fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, são usados para transporte de tropas. De acordo com Soraya Thronicke, essas viaturas estão sendo desativadas para uso do EB e serão úteis para o Exército Paraguaio.

“Essa circunstância é, sem dúvida, de interesse de ambos os países. O intercâmbio entre os respectivos Exércitos revela-se salutar tanto quanto o estreitamento da cooperação bilateral e o adensamento das relações entre os dois países no campo da defesa”, afirma a relatora em seu relatório.

As despesas para o traslado dos caminhões serão pagas pelo Paraguai, prevê o projeto (PL 9.007/2017, na Casa de origem).

Fonte: Agência Senado

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foi marcado pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

O crescimento da Base Industrial de Defesa e Segurança Pública (BIDS) torna esse setor ainda mais estratégico e relevante para...

Em comemoração a semana do Exército, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) está organizando uma série de eventos na Capital Paulista,...

Comentários

16 respostas

  1. por que nao doa para as policias militares estaduais que nao tem. nao consigo enterdet isso estamos na ne essidades

    1. Antes de afirmar pesquise, várias viaturas do Exército são doadas todos os anos para forças de segurança pública.

  2. Doar caminhões de transporte de tropas paras as Policias? Para quê? Elas não utilizam esse tipo de viatura… é cada coisa…

    1. Infelizmente Engano Seu , essas VTRs são transporte de tropas e pode transportar tropas especializadas como (CHOQUE ) para Ações destinados a prevenção e mobilização para Turbas … podem.ser ultilizadas para várias missões.

  3. Esses veículos, não são apropriados para o uso “normal” urbana, apropriado para forças policiais, são pesados e consomem muito combustível. São mais adequados para os exércitos.

    1. …manter uma linha logistica para essas viaturas sai caro…são caminhões antigos adquiridos no início dos anos 2000, mas conhecendo bem o profissionalismo que a CLM dos blog tem, entregarão essas viaturas em excelente condição de uso.
      Quando ainda na ativa em 2004, conseguimos ainda restaurar alguns Willis, mb 1113 e até uma veraneio…ali se faz tudo, elétrica, mecânica, funilaria…etc

    2. Velhos em idade, mas, geralmente, rodam pouquíssimo, se comparado a veículos civis, já vi caminhão em uma revenda de viaturas militares provenientes de leilão que as vezes não chegam a 35 mil km!

  4. os caminhões são bons, se tratando de caminhão, a idade não influencia tanto, oque manda é a manutenção…
    Como citado acima, as viaturas das forças armadas rodam pouquíssimo, comparando com o transporte civil.
    porém, entre doar para outra nação, poderia Sim, doar para entidades no nosso país!
    Tem serventia sim…..
    sou militar e minha formação militar é logística ( material bélico 1490)

  5. Cooperação entre as Nações. Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, acordos internacionais entre as nações, apoio mútuo… política da boa vizinhança. Os dois países ganham muito trabalhando juntos por desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus sistemas de defesa, todos os questionamentos foram feitos no senado, antes de concordarem com essa transferência, se houve concordância é por que interessa ao Brasil essa doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL