Senado aprova doação de vinte viaturas do Exército Brasileiro ao Paraguai

O Senado aprovou, nesta terça-feira (4), projeto que autoriza a doação de vinte caminhões militares MBB 1418, revitalizados pelo Exército Brasileiro (EB), para o Paraguai. O texto será encaminhado à sanção presidencial.

De autoria da Câmara dos Deputados, o PL 296/2022 recebeu voto favorável da senadora Soraya Thronicke (União-MS), relatora da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Os caminhões, fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, são usados para transporte de tropas. De acordo com Soraya Thronicke, essas viaturas estão sendo desativadas para uso do EB e serão úteis para o Exército Paraguaio.

“Essa circunstância é, sem dúvida, de interesse de ambos os países. O intercâmbio entre os respectivos Exércitos revela-se salutar tanto quanto o estreitamento da cooperação bilateral e o adensamento das relações entre os dois países no campo da defesa”, afirma a relatora em seu relatório.

As despesas para o traslado dos caminhões serão pagas pelo Paraguai, prevê o projeto (PL 9.007/2017, na Casa de origem).

Fonte: Agência Senado

COMPARTILHE

Respostas de 16

    1. Infelizmente Engano Seu , essas VTRs são transporte de tropas e pode transportar tropas especializadas como (CHOQUE ) para Ações destinados a prevenção e mobilização para Turbas … podem.ser ultilizadas para várias missões.

  1. Esses veículos, não são apropriados para o uso “normal” urbana, apropriado para forças policiais, são pesados e consomem muito combustível. São mais adequados para os exércitos.

    1. …manter uma linha logistica para essas viaturas sai caro…são caminhões antigos adquiridos no início dos anos 2000, mas conhecendo bem o profissionalismo que a CLM dos blog tem, entregarão essas viaturas em excelente condição de uso.
      Quando ainda na ativa em 2004, conseguimos ainda restaurar alguns Willis, mb 1113 e até uma veraneio…ali se faz tudo, elétrica, mecânica, funilaria…etc

    2. Velhos em idade, mas, geralmente, rodam pouquíssimo, se comparado a veículos civis, já vi caminhão em uma revenda de viaturas militares provenientes de leilão que as vezes não chegam a 35 mil km!

  2. os caminhões são bons, se tratando de caminhão, a idade não influencia tanto, oque manda é a manutenção…
    Como citado acima, as viaturas das forças armadas rodam pouquíssimo, comparando com o transporte civil.
    porém, entre doar para outra nação, poderia Sim, doar para entidades no nosso país!
    Tem serventia sim…..
    sou militar e minha formação militar é logística ( material bélico 1490)

  3. Cooperação entre as Nações. Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, acordos internacionais entre as nações, apoio mútuo… política da boa vizinhança. Os dois países ganham muito trabalhando juntos por desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus sistemas de defesa, todos os questionamentos foram feitos no senado, antes de concordarem com essa transferência, se houve concordância é por que interessa ao Brasil essa doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *