Segundo navio patrulha argentino da Classe Gowind é lançado ao mar

0
1296

O Naval Group lançou ao mar nesta quinta-feira, 01 de outubro, o ARA P52 Piedrabuena, a segunda das quatro embarcações de patrulha offshore (OPV) da classe Gowind encomendadas pela Argentina, em Concarneau, França.

O lançamento ocorreu dois meses antes do prazo contratual, apesar do contexto sanitário adverso, causado pela pandemia do COVID-19.

A Argentina assinou no dia 22 de junho de 2018, em Buenos Aires, o contrato com o Naval Group para entrega de quatro OPV, sendo o primeiro o P725 L’Adroit, uma embarcação comissionada no final de 2011 e operada pela Marinha Francesa (Marine Nationale) de 2011 a 2018, que passou por uma modernização para se tornar o ARA P51 Bouchard, entregue a Armada Argentina em 20 de dezembro de 2019, e a construção de três novas unidades com design aprimorado (conhecido como OPV 87), especialmente adaptadas à navegação nas águas geladas do Oceano Antártico, por meio de um reforço de sua estrutura, cuja primeira é o P52 Piedrabuena

Os dois próximos navios, os ARA P53 Almirante Storni e P54 Bartolomé Cordero, também serão construídos pelo estaleiro Kership, Joint venture entre o Grupo Naval e Piriou, e tem previsão para seu lançamento ao mar em 2021 e 2022.

O ARA P51 Bouchard durante a captura de um barco de pesca ilegal chines, em março desse ano

Características técnicas

Os Navio de Patrulha Offshore da classe Gowind (OPV 87) tem capacidade de permanecer no mar por mais de três semanas, atingir uma velocidade de 20 nós e para acomodar um helicóptero em seu hangar. Operado por uma tripulação reduzida de quarenta membros, ela também pode acomodar passageiros extras.

  • Comprimento: 87 metros
  • Boca: 14 metros
  • Deslocamento: 1.650 toneladas
  • Velocidade máxima: 20 nós
  • Acomodação: 59 (tripulação e passageiros)
  • Autonomia: > 7.000 milhas náuticas
  • Capacidade de transporte: duas embarcações leves de 9 metros e um helicóptero de até 5 toneladas

 

Com informações do Naval Group

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here