No dia 14 de fevereiro, uma comitiva de engenheiros militares da Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), liderada pelo general de Divisão Tales Villela, visitou a fábrica da IDV em Sete Lagoas (MG).
O objetivo principal desse encontro foi realizar discussões técnicas e acertos administrativos acerca do projeto de implementação de oportunidades de melhoria na viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani, denominado “Guarani 2.0”. Ainda, foram tratadas diversas questões sobre as próximas fases do Projeto de Obtenção da viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR, as quais envolveram requisitos, quantitativos e marcos temporais.
Atividades como esta demonstram o quanto a interação e integração entre a base industrial de defesa (BID) e o EB é necessária e primordial para o atendimento das reais necessidades da tropa, incrementando, assim, a capacidade operacional da Força Terrestre, além de colaborar para o desenvolvimento nacional.
Sobre futuras projeções, ambos os projetos continuarão a seguir os processos definidos no ciclo de vida de sistemas e materiais de emprego militar (SMEM) do EB, sob a gestão conjunta dos atores envolvidos e coordenação e governança do Estado-Maior.
Fonte: Diretoria de Fabricação
Respostas de 3
Poderiam nos informar que melhorias estão sendo estudadas p/ o Guarani 2.0?
Quem sabe mais blindagem ou mais armamentos talvez o guarani vem evoluindo constante
Acho pouco provável, tais mudanças devem ser equipamentos internos e posição dos mesmo, iluminação( exemplo tornara a viatura full led, e revisão de cadeia de fornecedores( tendo em via a crise mundial de componentes).
Não vai ser um UPGRADE de performance mas sim uma revisão do mesmo tendo em vista a experiência adquirida e as nova tecnologias que hoje temos quem em 2011 nao existia, como produção de componentes em 3D