Sea Ceptor nas Type 45 britânicas

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O HMS Daring (D32), uma das seis Type 45 que a modernizada e receberá o Sea Ceptor (Foto Royal Navy)

A MBDA anunciou que assinou contratos para atualizar as capacidades de defesa aérea e antimísseis dos seis contratorpedeiros da classe Type 45 da Marinha Real Britânica (Royal Navy), que receberão os misseis Sea Ceptor controlado por com uma versão atualizadas do sistema de comando e controle (C2) Sea Viper.

Utilizando como base o míssil CAMM (“common anti-air modular missile”), o Sea Ceptor assumirá a função de sistema de defesa aérea aproximada (“close-in air defense System” – CIADS), oferecendo desempenho de autodefesa, com um tempo de resposta rápido e uma alta cadência de disparos para enfrentar várias ameaças simultaneamente.  A tecnologia de lançamento vertical (“soft vertical launch” – SVL) de última geração permite cobertura total de 360 ​​°, com desempenho de curto alcance normalmente associado apenas a sistemas de maiores, que complementará o Aster 30, fortalecendo a capacidade de defesa antiaérea da Royal Navy.

Com a instalação dos Sea Ceptor nas Type 45 dará a estas um aumento de 50% no número de seus mísseis de defesa aérea, que passará a contar com 24 células lançadoras adicionais, além do sistema Sea Viper C2, que receberá uma atualização de tecnologia, proporcionando um grande aumento no poder de processamento.

As 48 células de lançamento verticais existentes no Type 45 serão agora exclusivamente para os mísseis Aster 30 de longo alcance, que devem passar por uma atualização de meia-vida, conforme recentemente anunciada, que fará com que o míssil também permaneça em serviço durante toda a vida operacional dos navios.

O CAMM já foi entregue ao Exército Britânico, com a versão Sky Sabre, e à Royal Navy, sendo o vetor de defesa aérea dos sistemas de defesa aérea terrestre (GBAD) e de defesa aérea naval (NBAD), permitindo um compartilhamento dos meios logísticos.

O Sea Ceptor já está em uso Na Royal Navy nas fragatas Type 23 modernizadas, e também será instalado nas Type 26 e Type 31, e já se provou ser um sucesso comercial com clientes internacionais, como as Marinhas do Canadá e do Brasil entre seus novos usuários, que o adquiriram este ano.

 

Fonte: MBDA

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