SAGITARIO na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) oficializou, no dia 14 último, a implantação do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), em cerimônia que contou com a presença de autoridades, oficiais e civis, consolidando um avanço significativo na gestão do tráfego aéreo na região. A BAeNSPA executa serviços de tráfego aéreo e provê o apoio de infraestrutura aeroportuária e de segurança de voo para o controle de helicópteros na base e na região.É a única da Marinha do Brasil e, como componente da Força Aeronaval, contribui para a operação dos meios aéreos destinados ao emprego nas tarefas do Poder Naval.

A modernização do sistema de controle de tráfego aéreo da BAeNSPA é um marco importante no aprimoramento de suas operações. O sistema SAGITARIO, desenvolvido pela Atech em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), substituirá o sistema X4000, também fornecido pela empresa no passado, trazendo um avanço significativo em eficiência e tecnologia. Vale ressaltar que o SAGITARIO já é utilizado pela Força Aérea Brasileira, para o gerenciamento do tráfego no espaço aéreo brasileiro, destacando sua confiabilidade e eficácia.

“O SAGITARIO permite um controle preciso do tráfego aéreo, garantindo a segurança das operações em todas as condições. Importante citar que a sua eficiência operacional é comprovada por meio de uma interface intuitiva e recursos avançados de automação.A integração é avançada, pois o SAGITARIO tem harmonia perfeita com outros sistemas de controle de tráfego aéreo, melhorando a coordenação e a comunicação entre os diversos órgãos envolvidos”, destacou Marcos Resende, diretor de Negócios ATM, da Atech.

O diretor-presidente da Atech, Rodrigo Persico, ressaltou a parceria de longos anos com a Marinha do Brasil em diversos projetos estratégicos para o País, destacando a importância do projetode modernização com a BAeNSPA. “A implantação do SAGITARIO em São Pedro da Aldeia reforça o compromisso da Atech com a Marinha, de contribuir com excelência para sua missão de prover o controle do tráfego aéreo da região, por meio de uma plataforma avançada que oferece recursos de última geração para a atividade.”

Fonte: Rossi Comunicação

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

2 respostas

    1. Bom dia.

      O nome “SAGITARIO”, que batiza o projeto, é a sigla para “Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional”, por isso não tem acento e está em maiúsculo.
      Vejas esta e outras informações relevantes em nossas matérias anteriores, clicando na tag “Atech SAGITARIO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE