Saab Gripen E: Traje Anti-G e Sistema OBOGS são testados com sucesso.

Se por algum motivo a pressão da cabine cair repentinamente quando um piloto de combate estiver em alta altitude, isso pode ter consequências fatais.

No Saab Gripen existem sistemas que detectam rapidamente qualquer falha e tomam as medidas necessárias para proteger o piloto.

Como parte dos ensaios do Gripen E, vários testes foram realizados recentemente para verificar esses sistemas.

A partir da segunda aeronave, designada 39-9, o Gripen E passa a contar com um Sistema Gerador de Oxigênio a Bordo (OBOGS) e um novo sistema de inflagem do traje anti-g.

O objetivo dos testes no Karolinska Institutet em Estocolmo visaram verificar os sistemas e seu funcionamento, de acordo com os requisitos definidos, e a compatibilidade da instalação com a montagem de equipamentos que os pilotos usarão no futuro.

O teste demonstrou que o sistema está pronto para o voo e permitiu aos pilotos se familiarizarem com o equipamento antes deste ser montado nas aeronaves de série.

“O foco era verificar se o sistema dava a pressão correta para a máscara de oxigênio e o traje G-suit, dependendo da altitude real. O nível de oxigênio que o sistema gera para o piloto está alinhado com o que é necessário”, afirmou John Färnstrand, engenheiro de testes de voo da Saab Aeronautics.

Os testes foram realizados em duas câmaras de pressão diferentes, onde uma câmara simulava a cabine no avião e a outra simulava um espaço não pressurizado (espaço do dispositivo), onde o sistema OBOGS era montado.

Inicialmente foi utilizado um boneco em conjunto com um simulador respiratório nos testes. Depois disso, um piloto de ensaios entrou em cena para fazer testes correspondentes e avaliar o funcionamento dos sistemas.

As amostras também incluíram a chamada descompressão explosiva, simulando a queda repentina na pressão da cabine em altas altitudes.

Isso pode acontecer devido à explosão ou perda do canopy da aeronave. Nesse caso, o sistema detectará rapidamente a situação tomando as medidas necessárias para proteger o piloto.

“Para conseguirmos recriar o efeito da descompressão explosiva montamos uma grande escotilha entre as duas câmaras permitindo uma rápida equalização da pressão. Obviamente, este ensaio foi feito usando um boneco de testes devido aos riscos para humanos” explicou John Färnstrand.

A Saab teve pessoal de vários departamentos diferentes envolvidos durante os testes, como engenheiros de sistemas, pilotos, técnicos e engenheiros de teste.

Este tipo de ensaio também requer a supervisão um médico de voo responsável pela segurança e monitoramento da saúde do piloto de teste.

Um grupo de pesquisadores do KTH também apoiou de várias maneiras os ensaios.

Este tipo de teste já foi realizado, por exemplo, com o sistema anterior de oxigênio e anti-g usado nas versões A, B, C e D do caça Gripen, e deve ser refeito ao se introduzir equipamentos para o piloto como a nova proteção CBRN (chemical, biological, radiological and nuclear).

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

O crescimento da Base Industrial de Defesa e Segurança Pública (BIDS) torna esse setor ainda mais estratégico e relevante para...

Em comemoração a semana do Exército, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) está organizando uma série de eventos na Capital Paulista,...

O Ministério da Defesa (MinDef), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SeProD), acompanhou, entre os dias 15 a...

Comentários

Uma resposta

  1. O grande problema desses testes com OBOGS é que não contemplam o estresse corporal do piloto em situação de combate, com alteração dos batimentos cardíacos e da respiração, principalmente em manobras com G’s variáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL