SAAB apresenta solução móvel para defesa antiaérea de baixa altura

3
768

A Saab apresenta ao mercado o moderno Sistema Móvel de Defesa Antiaérea de Baixa Altura, o MSHORAD (Mobile Short Range Air Defense). O equipamento foi desenvolvido para detectar e engajar uma ampla gama de ameaças aéreas, como aeronaves de asa fixa e rotativa, mísseis e SARP (Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados), bem como granadas de artilharia e morteiros.

O MSHORAD proporciona uma consciência situacional em 360° e 75 km de alcance radar, além da capacidade de acompanhar SARP (ameaças mais desafiadoras ) graças ao Drone Tracker (Rastreador de Drone) do Giraffe 1X, uma funcionalidade aprimorada para objetos lentos, pequenos e que voam muito baixo. A mobilidade deste equipamento fornece uma vantagem tática no campo de batalha e permite evitar fogo inimigo A capacidade de engajar e destruir alvos resulta do Sistema Míssil de Baixa Altura Telecomandado RBS 70 NG, imune a interferências, que opera diuturnamente e pode ser recarregado rapidamente.

A Unidade de Tiro Móvel (MFU – Mobile Firing Unit) RBS 70 NG e a Unidade Radar Móvel (MRU – Mobile Radar Unit) Giraffe 1X, tridimensional e multimissão, são combinadas com o Sistema de Comando e Controle (C2) da Saab. A facilidade de integração do MSHORAD permite que os usuários possam escolher entre uma ampla variedade de tipos de viaturas, destacando que o sistema também pode ser desmontado das mesmas e transportado para ocupar posição no topo de edifícios, o que oferece vantagem operacional adicional.

“Com as ameaças em constante evolução, como a expansão da utilização de SARP é um grande marco ter um sistema como esse, totalmente funcional e pronto para ser oferecido aos nossos clientes. A combinação do teto de emprego e o longo alcance da MFU com as pequenas dimensões e a leveza do radar multifuncional Giraffe 1X tornam o MSHORAD a solução mais moderna que existe no mercado”, diz Mats-Olof Rydberg, Head de Marketing e Vendas da unidade de negócios Missile Systems da Saab.

Nos últimos 12 meses, foram realizados, com pleno êxito, a integração do sistema e os testes de disparo com a nova geração de veículo blindado modular 4×4 MARS, em cooperação com a empresa tcheca SVOS. Está prevista uma demonstração do MSHORAD com execução de tiro real ainda em 2022, para clientes em potencial.

Fonte: SAAB do Brasil

3 Comentários

  1. Se tiver mercado, uma união entre IVECO (lmv), ARES (estação e sistemas) e Avibras (missel) poderia trazer algo útil ao EB, com uma mobilidade maior, fomentar a produção de um missel ar-ar de curto alcance e projetar uma nova estação que pode ser comercializada, inclusive com outros produtos similares.
    Um projeto para os dois carros que seguirão com o EB por uns bons anos: LMV e Guarani.

  2. Bom dia!
    Daria para adaptar isso num cascavel e mudar sua função? Retirar o canhão e colocar o sistema antiaéreo?
    Pergunta de leigo.
    Abraço a todos!

  3. Muito interessante, parece ser um vetor muito bom para, acompanhar colunas blindadas aliadas e protege-las de ataques de VANTS e Helicópteros de ataque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here