Roberto Godoy, a despedida de um Mestre

Redação Tecnologia & Defesa

Tecnologia & Defesa tem o pesar de informar o falecimento de um grande amigo e, em muitas ocasiões, seu colaborador.

Roberto Godoy, um dos pioneiros do jornalismo especializado em assuntos de Defesa no Brasil e referência no exterior, foi uma pessoa muito afável e sempre atenciosa com seus colegas de profissão. Em várias oportunidades escreveu para T&D, tendo, inclusive, feito a abertura da edição comemorativa dos 30 anos da revista, em 2013.

Mais uma grande e sentida perda para todos.

Aos familiares, colegas do grupo “O Estado de São Paulo”, onde militou por longos anos, os sentimentos de toda a equipe de Tecnologia & Defesa.

 

NOTA DO EDITOR

Talvez, para a geração atual, muito mais conectada e com acesso a informação em um nível que não se imaginava há pouco tempo, sua figura pode não ser muito conhecida, bem como a dimensão de sua importância para o jornalismo brasileiro. Nos anos de 1980, milhares de leitores que não tinham acesso às midias especializadas, somente conseguiam acompanhar o que acontecia no mundo militar graças às reportagens do Roberto Godoy, feitas sempre com seriedade e respeito a inteligência de quem se interessava pelo assunto.

A leitura de seus textos revelava um profissional apaixonado pelo que fazia, que buscava informações verdadeiras sobre o tema, em uma época onde o contexto geopolítico tornava quase impossível de consegui-las.

De blindados a corrida espacial, de submarinos a matérias históricas, ele percorreu tudo com o entusiasmo de fã e a competência de um grande jornalista. Tinha o cuidado de se aprofundar nos dados técnicos, mas sem cair nas armadilhas do viés ideológico, comuns na atualidade.

Que vá em paz e que seu exemplo seja profícuo dentro das redações.

P.R.B.J.

 

Uma lembrança de seu talento pode ser visto neste especial do Estadão, publicado há nove anos:

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

4 respostas

  1. Durante os muitos anos em que ainda assinava o Estadão, a coluna do Godoy era indispensavel. Profissional exemplar. Pêsames à sua familia.

  2. Muito triste! Comecei a acompanhar seus comentários a partir da Guerra das Malvinas. Grande profissional. Perda lastimável. Meus sentimentos a todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE