Redação Tecnologia & Defesa
Tecnologia & Defesa tem o pesar de informar o falecimento de um grande amigo e, em muitas ocasiões, seu colaborador.
Roberto Godoy, um dos pioneiros do jornalismo especializado em assuntos de Defesa no Brasil e referência no exterior, foi uma pessoa muito afável e sempre atenciosa com seus colegas de profissão. Em várias oportunidades escreveu para T&D, tendo, inclusive, feito a abertura da edição comemorativa dos 30 anos da revista, em 2013.
Mais uma grande e sentida perda para todos.
Aos familiares, colegas do grupo “O Estado de São Paulo”, onde militou por longos anos, os sentimentos de toda a equipe de Tecnologia & Defesa.
NOTA DO EDITOR
Talvez, para a geração atual, muito mais conectada e com acesso a informação em um nível que não se imaginava há pouco tempo, sua figura pode não ser muito conhecida, bem como a dimensão de sua importância para o jornalismo brasileiro. Nos anos de 1980, milhares de leitores que não tinham acesso às midias especializadas, somente conseguiam acompanhar o que acontecia no mundo militar graças às reportagens do Roberto Godoy, feitas sempre com seriedade e respeito a inteligência de quem se interessava pelo assunto.
A leitura de seus textos revelava um profissional apaixonado pelo que fazia, que buscava informações verdadeiras sobre o tema, em uma época onde o contexto geopolítico tornava quase impossível de consegui-las.
De blindados a corrida espacial, de submarinos a matérias históricas, ele percorreu tudo com o entusiasmo de fã e a competência de um grande jornalista. Tinha o cuidado de se aprofundar nos dados técnicos, mas sem cair nas armadilhas do viés ideológico, comuns na atualidade.
Que vá em paz e que seu exemplo seja profícuo dentro das redações.
P.R.B.J.
Uma lembrança de seu talento pode ser visto neste especial do Estadão, publicado há nove anos:
Respostas de 4
Sempre que via o nome Roberto Godoy em qualquer reportagem sabia que era informação de qualidade.
Que DEUS o receba em sua infinita misericórdia!
Durante os muitos anos em que ainda assinava o Estadão, a coluna do Godoy era indispensavel. Profissional exemplar. Pêsames à sua familia.
Muito triste! Comecei a acompanhar seus comentários a partir da Guerra das Malvinas. Grande profissional. Perda lastimável. Meus sentimentos a todos…