Regimento Anhanguera recebe Urutu GLO modernizado

No dia 24 de agosto, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), organização militar subordinada a Diretoria de Fabricação, realizou a expedição da viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 EE-11 Urutu adaptada para uso em operações de garantia da Lei e da ordem (GLO), para o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RC Mec), o “Regimento Anhanguera”, de Pirassununga (SP).

Fabricado pela ENGESA, sendo um grande sucesso comercial da indústria de material bélico nacional, originalmente o Urutu é destinado ao transporte de tropas, com capacidade anfíbia para transposição de rios e lagos.

A adaptação realizada confere ao carro maiores capacidades de operação em ambiente urbano, por meio de modificações de projeto, como a instalação de uma pá mecânica para remoção de obstáculos. Entregas como estas, corroboram a constante contribuição e o compromisso do AGSP junto ao Exército Brasileiro para o aumento do nível de combatividade e operacionalidade de suas tropas em todo Território Nacional.

Fonte: AGSP
Fotos: soldado Dutra / AGSP

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Para celebrar os feitos dos mais de 25 mil homens e mulheres brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, o...

Desde 1º de janeiro de 2023, o dr. Artur José Dian ocupa o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil do...

Comentários

9 respostas

  1. Outra coisa muito interessante que vir no perfil oficial do AGSP no Instagram e que o projeto de desenvolvimento incremental para a adequação do lote pito de 10 unidades da viatura leve de emprego geral Aerotransportadavel CHIVUNK a fase inicial esta sendo realizada no AGSP.
    Vocês tem mais informações sobre o assunto???

  2. Bastos, na foto em que aparece a traseira do Urutu, aparece também parte de um veículo, bem no limite esquerdo da imagem. É um Chivunk? Alguns anos atrás comentou-se a aquisição de alguns destes veículos, mas nunca mais vi nada à respeito. Você tem alguma informação?

  3. Bastos , boa tarde . Se o uso proposto para a viatura Urutu revitalizada é GLO , a camuflagem é a correta ? Afinal as acoes de GLO em sua grande maioria sao urbanas .
    Obrigado
    MJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL