No dia 24 de agosto, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), organização militar subordinada a Diretoria de Fabricação, realizou a expedição da viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 EE-11 Urutu adaptada para uso em operações de garantia da Lei e da ordem (GLO), para o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RC Mec), o “Regimento Anhanguera”, de Pirassununga (SP).
Fabricado pela ENGESA, sendo um grande sucesso comercial da indústria de material bélico nacional, originalmente o Urutu é destinado ao transporte de tropas, com capacidade anfíbia para transposição de rios e lagos.
A adaptação realizada confere ao carro maiores capacidades de operação em ambiente urbano, por meio de modificações de projeto, como a instalação de uma pá mecânica para remoção de obstáculos. Entregas como estas, corroboram a constante contribuição e o compromisso do AGSP junto ao Exército Brasileiro para o aumento do nível de combatividade e operacionalidade de suas tropas em todo Território Nacional.
Fonte: AGSP
Fotos: soldado Dutra / AGSP
Respostas de 9
Alguém sabe do Urutu doado para o BOPE? Nunca mais vi nada a respeito.
Outra coisa muito interessante que vir no perfil oficial do AGSP no Instagram e que o projeto de desenvolvimento incremental para a adequação do lote pito de 10 unidades da viatura leve de emprego geral Aerotransportadavel CHIVUNK a fase inicial esta sendo realizada no AGSP.
Vocês tem mais informações sobre o assunto???
Bastos, na foto em que aparece a traseira do Urutu, aparece também parte de um veículo, bem no limite esquerdo da imagem. É um Chivunk? Alguns anos atrás comentou-se a aquisição de alguns destes veículos, mas nunca mais vi nada à respeito. Você tem alguma informação?
Em breve teremos novidades em T&D sobre o Chivunk 😉
Beleza!
Que falta nos faz a Engesa…
Faz muita falta. Voltamos a estaca zero.
Bastos , boa tarde . Se o uso proposto para a viatura Urutu revitalizada é GLO , a camuflagem é a correta ? Afinal as acoes de GLO em sua grande maioria sao urbanas .
Obrigado
MJ
Este é o padrão do EB e acredito que será mantido.