Radar Meteorológico RMT 0200 é inaugurado em São José dos Campos

3
1236
O ministro do MCTI, Astronauta Marcos Pontes, e o presidente da IACIT, Luiz Teixeira, inauguram o Radar Meteorológico RMT 0200 (Imagem: IACIT)

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, participou nesta quinta-feira, 01 de julho, da inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, em São José dos Campos (SP). O radar foi instalado em parceria com o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI.

“Este é um momento muito importante, a inauguração de um equipamento com tecnologia nacional. O radar é realmente impressionante. A tecnologia envolvida é muito alta, muito complexa. Quero parabenizar a IACIT e a todos que trabalharam no desenvolvimento desse sistema que vai ajudar muito o setor de meteorologia. Eu espero que radares como esse possam ser utilizados em todos os estados brasileiros, assim como nos países vizinhos.

para que a gente tenha uma rede de meteorologia maior e mais capaz no continente inteiro. É bom para todo mundo”, disse o ministro Pontes, após conhecer as instalações e o sistema do RMT 0200.

O RMT 0200 é o primeiro radar meteorológico banda S de dupla polarização, em estado sólido, construído no Brasil. Ele é capaz de detectar e acompanhar a formação de fenômenos meteorológicos severos, e vai fornecer ao CEMADEN/MCTI dados sobre localização, intensidade e o momento em que poderá ocorrer a precipitação.

Com as informações geradas pelo radar, o CEMADEN/MCTI poderá emitir com maior antecedência os alertas para a Defesa Civil, que poderão adotar medidas de prevenção e proteção à vida.

“Perceber que as autoridades como MCTI, CEMADEN e a comunidade brasileira reconhecem o valor do investimento em inovação nos motiva mais, como empresário. E também motiva a equipe de engenharia da IACIT, que trabalha fortemente em desenvolver soluções inovadores para o Brasil e para outros países também”, disse o presidente da IACIT, Luiz Teixeira.

A inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 ocorreu durante a celebração dos 10 anos do CEMADEN/MCTI, evento que contou com as presenças do prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, do secretário de Empreendedorismo e Inovação/MCTI, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, do

secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Júnior, entre outras autoridades.

O diretor do CEMADEN, Osvaldo de Moraes, ressaltou a parceria com a IACIT como um marco na história do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e destacou a importância do Radar Meteorológico RMT 0200.

Ele falou sobre o trabalho realizado ao longo de uma década pela unidade, que adotou uma metodologia inovadora de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais, baseada em três eixos: mapeamento de áreas de risco, desenho de rede de monitoramento de áreas de risco e equipe multidisciplinar. “O Radar Meteorológico da IACIT vai contribuir muito com a nossa missão de salvar vidas. Ele cobre uma área de aproximadamente 400 quilômetros de raio, abrangendo regiões com grande densidade, onde há muitas áreas de risco”, disse Moraes.

Solenidade

A faixa de inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 e uma placa sobre a parceria entre a IACIT e o CEMADEN/MCTI foram descerradas conjuntamente pelo Ministro Pontes e pelo presidente da IACIT.

Após o lançamento do radar, o ministro Pontes fez o lançamento da pedra fundamental da futura sede definitiva do CEMADEN/MCTI. O Radar Meteorológico está instalado em uma área doada pela Prefeitura de São José dos Campos para construção da sede, ao lado do Parque Tecnológico do município.

Fonte: Rossi Comunicação

3 Comentários

  1. Está aí outra grande empresa de defesa nacional, que assim como as outras está carecendo de maior atenção por parte das autoridades militares nacional.
    A MB já deveria ter no mínimo umas 8 unidades do OTH-100 no litoral nacional.
    Sem falar nos outros produtos de defesa da empresa.
    Auxílio técnico da empresa no Saber-M 200 agilizaria o desenvolvimento do mesmo.
    Parabéns IACITI

  2. A IACIT assim como a Bradar são exemplos de que podemos, e temos muita capacidade para produzir soluções e produtos no mais amplo aspecto do gabarito tecnológico.
    Salvo engano a IACIT tem participação israelense, ou foi comprada, não lembro. Mas continua sendo importantíssima pelo trabalho de pesquisa e desenvolvimento que realiza.
    A OMINISYS também é um ótimo exemplo de capacidade implantada no Brasil que pode e tem colaborado muito para fechar as várias lacunas que ainda temos com relação a radares militares e civis.
    Que venham mais boas notícias. É preciso investir muito mais ainda neste campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here