Programa VBMT-LR 4×4 – Integração do sistema lançador de granadas

5
3366

No dia 28 de janeiro, nas instalações do 4º Grupo de Artilharia Antiaérea (4º GAAAe), foram realizados testes de engenharia na Viatura Blindada Multitarefa – Leve de Rodas (VBMT-LR) 4×4 Iveco LMV, para a validação do projeto, montagem e integração do Sistema Lançador de Granadas Fumígenas na viatura, conduzidos pela Comissão de Absorção de Conhecimentos e de Transferência de Tecnologia na Iveco (CACTTIV), da Diretoria de Fabricação (DF), e pela Iveco Veículos de Defesa.

Foram realizadas diversas sessões de disparo com tiro real de granadas fumígenas, onde foram coletados diversos dados referentes aos esforços mecânicos envolvidos, monitoramentos das redes elétrica, eletrônica e de comunicações.

Em 2016 o Escritório de Projetos do Exército (EPEx) anunciou que o Iveco LMV foi o vencedor da concorrência para a aquisição de uma viatura blindada de reconhecimento leve sobre rodas (VBR-LR), dentro do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, e o contrato para a aquisição do primeiro lote foi assinado em 06 de outubro de 2019.

A entrega da primeira viatura deverá ocorrer no próximo mês, onde será enviada ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx), para a verificação de suas adequações aos requisitos do Exército, e esses testes estão sendo conduzidos neste contexto de preparação.

Com informações e imagens da CACTTIV

5 Comentários

  1. Nossa, vai longe mesmo em!
    Só não sei se tem alguma valia no combate moderno, pois com tantos sensores de EW no campo de batalha moderno, creio que fumaça não seja mais um grande trunfo de desimulação.
    Os projetos de veículos modernos, sejam 4×4, 6×6 e 8×8 não contemplam esse tipo de equipamento.
    Uma grande necessidade tanto no EB como no CFN é um lançador de granadas de 70/40 mm tipo LAD-40/70 para seus veículos.

    • Companheiro, uma rápida pesquisa lhe revelará que sistemas modernos como o Striker, Centauro B2, Leopard 2, Piranha, Jágua, entre outros, possuem sistemas de lançamento de granadas.

      Inclusive, além do ocultamento no espectro do visível, há granadas capazes de cobrir o espectro infravermelho e ultra violeta.

      Além disso o veículo também tem a capacidade de receber lançadores de granadas 40 mm.

  2. Obrigado pela resposta Alex.
    Realmente tinha essa dúvida sobre lançadores de fumogênios.
    Quanto a contemplar laçadores de granadas 40/70mm não quer dizer que nossas FAAs dispõem deste tipo de equipamento.
    Sendo assim a lacuna prevalece.
    Precisamos para ontem de um processo de aquisição conjunto deste tipo de armamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here