Programa Espacial Brasileiro em destaque

0
712

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e o Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) realizaram, nesta segunda-feira, 3 de maio, uma reunião plenária conjunta, por videoconferência, com a participação do diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Hudson Costa Potiguara, e do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura.

O general-de-divisão Adalmir Manoel Domingos, coordenador executivo de conselhos e departamentos da FIESP, abriu os trabalhos passando a palavra para o  diretor-presidente do SIMDE,  Dr. Carlos Erane de Aguiar, também diretor-titular do DESEG, que falou sobre a importância estratégica do setor espacial e citando a criação do Comitê Aeroespacial do SIMDE “Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho” que se debruça sobre o tema junto às associadas e a FAB, tendo promovido, inclusive, uma visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, em março de 2020.

Carlos Erane destacou que “a economia espacial global está mudando de forma e assumindo papéis mais expressivos com a nova corrida espacial em curso” que conta com a forte participação do setor privado e da presença militar crescente. “Este rico quadro de possibilidades que se descortina, é o início de um exponencial de crescimento da economia espacial e dos sistemas de defesa. O Brasil não pode mais ignorar!”, completou.

O tenente-brigadeiro Potiguara apresentou as ações do Comando da Aeronáutica em relação às perspectivas do Programa Espacial Brasileiro (PEB), focando nas atividades aeroespaciais, espaciais e no Centro Espacial de Alcântara e o presidente da AEB, atentou para a visão de mercado do PEB, apresentando dados importantes para o desenvolvimento do segmento.

Será editada posteriormente a newsletter “SIMDE em Ação” com mais detalhes sobre a reunião, inclusive com a perguntas previamente enviadas pelas participantes. No encerramento, o Dr. Carlos Erane aproveitou a presença do diretor executivo de projetos e chefe de gabinete da presidência da FIESP, o tenente-brigadeiro de Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, para registrar todo o apoio que tem sido dado pelo presidente Paulo Skaf, às atividades do DESEG e do SIMDE.

Fonte: SIMDE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here