Programa COBRA – Encerrada a avaliação técnica do monóculo OLHAR

2
1891

No dia 01 de julho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), o “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” encerrou as verificações e avaliações técnicas com o monóculo de imagem térmica OLHAR, desenvolvido em uma parceria do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) com a empresa Opto Space & Defense, da cidade de São Carlos (SP) e integrante do Grupo Akaer.

Nessa fase, foram verificados os requisitos técnicos previstos para a avaliação, atividade fundamental para verificar se o equipamento alcançou os parâmetros técnicos e de segurança do projeto, estabelecidos em requisitos definidos pelo Exército.

A próxima  etapa será a fase de avaliação operacional, com o equipamento sendo empregado operacionalmente por tropas paraquedistas, de selva e de montanha.

O OLHAR é um monóculo termal multipropósito compacto, leve, robusto e de uso passivo, sendo projetado para acoplamento em capacetes, fuzis e metralhadoras, para flexibilidade e otimização da imagem, conforme as condições visuais, por meio de software, mediante ajustes feitos pelo combatente, e integra o Projeto Sistema Combatente Brasileiro (COBRA), que dotará a Força Terrestre com melhores condições de visibilidade em operação.

Seu espectro de funcionalidades promove dualidade civil e militar para o seu emprego, permitindo ao usuário a observação de cenários em condições de visibilidade restritas, seja de luminosidade ou em ambientes com fumaça, poeira, névoa intensa e elementos de camuflagem, sendo projetado para dar suporte às seguintes ações:

  • Engajamento tático por tropas a pé;
  • Patrulhamento e vigilância móvel ou estacionário;
  • Utilização de viaturas militares terrestres, aéreas e marítimas;
  • Ações de garantia da lei e da ordem; e
  • Operações militares em áreas urbanas, rurais, selva e caatinga.

Com informações e imagens do Centro de Avaliações do Exército

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here