Primeiro T-27 Tucano da FAB entra em fase final de modernização

5
1307

Primeira aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), o FAB 1446, está em fase final do processo de modernização. O avião é empregado nos voos de instrução dos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Nesta etapa, a aeronave também receberá nova pintura.

A modernização é realizada pela empresa Albatross Engenharia, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, e entre os objetivos estão a modernização do painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes. Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.

solução para a obsolescência de alguns componentes do painel de instrumentos, itens que não possuem alternativas no mercado. Ou seja, mais flexibilidade para a cadeia de suprimentos”, explicou o Oficial, destacando que o T-27 em fase final é o primeiro de dois protótipos.

O Comandante-Geral de Apoio, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, enalteceu a importância do trabalho realizado. “Nasce uma nova era do T-27 Tucano, a aeronave utilizada na formação dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira”, disse o oficial-general.

 

Fonte: Agência Força Aérea
Fotos: Sargento Matheus Melo/PAMA LS

5 Comentários

  1. Legal, achava que este programa ainda estava na gaveta! Compatibilidade com os cockpits dos A-29 , F-5M , A-1M e futuro F-39

    • Não sei o numero exato, mas de acordo com João paulo Morales, deve haver algo em torno de 20 aeronaves, todas na AFA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here