Primeiro KC-390 de Portugal já está operacional

Por volta das 16h30 (hora local, cerca de 12h30 no horário Brasília) de hoje, 19 de outubro, pousou na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, o KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP), concluindo sua primeira missão operacional.

“O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início de operação da atividade operacional do KC-390, o qual, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea”, informou a FAP.

A aeronave, matricula FAP 26091 (antiga PT-ZDK), partiu das instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), na ultima terça-feira, tendo realizado escalas técnicas em Recife (PE) e na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais. A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506, os “Rinocerontes”, sediada na BA11.

 Com informações e imagens da Força Aérea Portuguesa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais...

Comentários

5 respostas

  1. Bacana… E o nome do esquadrão ‘Rinoceronte’ é um apelido interessante, que meio que casa com a aeronave. Gostei!!!

  2. Poderia ser KC-390 Rino, para combinar com o tamanho e com o chifre de reabastecimento. O nome do esquadrão ficou perfeito. Poderiam pintar um rinoceronte no estabilizador vertical.

    1. O Rodrigo LD deu uma sugestão superlegal do nome Rino e também para a pintrura no estabilizador vertical de um Rino estilizado. Sou publictário e pós-graduado em Martketing. Então, Rodrigo, aqui vão os sinceros parabéns, de cara da área, pora você. Amo a Embraer e a sua história, que divulgo com muito prazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL