Exército realiza a primeira reunião de coordenação de comunicação estratégica de 2024

Nos dias 25 e 26 de março, no Quartel-General do Exército (QGEx), foi realizada a 1ª Reunião de Coordenação de Comunicação Estratégica 2024 e esta buscou orientar, integrar e coordenar as atividades referentes ao tema, envolvendo o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e representantes das Agências Classe A, Agências Especiais dos Órgãos de Direção Setorial, Operacional, Setoriais e de Assessoramento Direto e Imediato, todas do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx), além de Assessorias de Relações Institucionais de 1º e 2º níveis.

A palestra de abertura foi procedida pelo chefe do CCOMSEx, general-de-divisão Alcides Valeriano de Faria Júnior, no auditório Marcelo Rufino. Durante os dois dias do evento, integrantes da Coordenadoria de Comunicação Estratégica e Integração (CCEI) do CCOMSEx realizaram apresentações sobre temas que tratam do emprego do vetor comunicação social e as relações institucionais sob a ótica da comunicação estratégica.

A atividade em pauta contou com a participação de 65 militares, entre mulheres e homens, oriundos de todos os estados da federação. O objetivo central da reunião é orientar, integrar e coordenar as atividades de comunicação estratégica entre o CCOMSEx e as agências e assessorias integrantes do SISCOMSEx e do Sistema de Relações Institucionais do Exército (SISRI).

Será apresentada e discutida a Concepção da Comunicação Estratégica, a relevância do SISCOMSEx e SISRI, o emprego dos vetores de Comunicação Social e de Relações Institucionais sob a ótica da Comunicação Estratégica, entre outros assuntos vinculados ao tema.

 

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

A comunicação estratégica, no âmbito do Exército Brasileiro (EB), é definida como a sistematização contínua dos processos comunicacionais da Força Terrestre com todos os públicos de interesse, na busca do alinhamento, integração e da sincronização da comunicação institucional, a fim de manter a legitimidade e a credibilidade.

Seu balizamento é focado na missão da Instituição, confirmada pelas entregas à sociedade e alicerçada nos valores institucionais. Tem como objetivo final a sinergia de todos os esforços de comunicação, colimados no mais alto nível de governança e gestão, produzindo resultados de longo prazo que cooperem com a concretização da visão de futuro do EB e contribuam com o atingimento dos Objetivos Estratégicos do Exército (OEE).

Ainda, a comunicação estratégica contribui com a melhoria da comunicação com a sociedade em geral e proporciona a elaboração de uma informação de melhor qualidade, tudo no intuito de proporcionar a maior transparência possível.

Entre os temas discutidos amplamente está a necessidade do contínuo fortalecimento dos canais de comunicação abertos junto à imprensa para a divulgação de informações verídicas relativas à Instituição, bem como contrapor informações distorcidas, que por vezes, circulam no ambiente informacional. Nesse sentido, a comunicação estratégica se destaca proporcionando a elaboração de uma informação de melhor qualidade, tudo no intuito de proporcionar a maior transparência possível.

Por fim, cada OCEE possui uma linha de esforço correspondente com a finalidade de buscar a unidade das ações, devendo servir de base para os objetivos de comunicação estratégica setorial e para os objetivos das relações institucionais. Ainda, no intuito de direcionar as Agências e Assessorias integrantes do SISCOMSEx e SISRI da melhor forma possível, são indicados os temas a serem explorados no âmbito de cada linha de esforço.

 

Fonte: Agência Verde Oliva

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais...

O Comando Militar do Nordeste (CMNE), nesta quinta-feira, dia 16 de maio, enviou um Hospital de Campanha (H Cmp) para...

Empresa do Grupo Embraer participa de debate sobre soluções tecnológicas que estão moldando o futuro dos grandes centros urbanos As...

Hoje, dia 16 de maio, às 18:00hs, será lançado o livro “Segurança Escolar – Prevenção multidisciplinar escolar contra-ataques ativos”, de...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL