Polícia Militar do Maranhão recebe DGS 680 RAPTOR

No dia 29 de maio, por meio da Empresa Maranhense de Administração Pública (EMAP), o Governo do Maranhão entregou uma embarcação DGS 680 RAPTOR à Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM-MA), com o objetivo de reforçar a segurança do Porto de Itaqui, auxiliando as atividades de policiamento fluvial, a fim de combater as eventuais ameaças às atividades portuárias.

A DGS 680 RAPTOR é uma embarcação tática projetada para o atendimento de uma vasta gama de missões, dentre elas inspeção naval, patrulha, interceptação, salvamento e apoio às atividades operacionais e administrativas, mesmo em regiões de difícil acesso e navegação restrita de calado.

Durante a cerimônia de entrega da embarcação DGS 680 RAPTOR, o governador do Maranhão, senhor Carlos Brandão, ressaltou a importância da aquisição desta embarcação para a garantia da segurança durante as ações de fiscalização, além de proporcionar maior tranquilidade aos investidores e a classe empresarial que atuam no setor cargueiro.

A nova embarcação será utilizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PM-MA, e, também, estará disponível para auxiliar demandas de outros órgãos, como a Polícia Federal e a Receita Federal, objetivando a articulação entre organizações que atuam no Porto do Itaqui.

Projetada para navegação tanto litorânea quanto em águas interiores, a DGS 680 RAPTOR é equipada com um motor de popa, com potência de 250 HP, e seu console frontal é constituído por vidro blindado e aço balístico (nível NIJ III) para prover proteção contra disparos de armas de fogo, fornecendo proteção balística da parte inferior do convés até a altura do para-brisa.

Gilberto Lins, presidente da EMAP, salientou a importância da compra da DGS 680 RAPTOR para atuação no patrulhamento costeiro, e destacou o impacto positivo para o Porto do Itaqui em ser o primeiro porto brasileiro a adquirir o equipamento com o propósito de segurança portuária.

Características técnicas

  • Modelo: DGS 680 RAPTOR TTL;
  • Comprimento: 6,92 metros;
  • Largura (Boca): 2,55 metros;
  • Calado (com motor trimado): 0,5 metros;
  • Peso: 1.900 KG;
  • Deslocamento máximo: 3.000 KG;
  • Velocidade máxima: 35 nós;
  • Autonomia: 5 horas, a 26 nós;
  • Capacidade: 01 tripulante e 04 passageiros.

Fonte: DGS Defense

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Após um breve período de calmaria, que parecia que a tragédia ambiental no Sul estava chegando ao seu final, uma...

Comentários

2 respostas

  1. Tá aí uma situação que está se multiplicando: a atuação de polícia marítima ostensiva pelas PMs do Brasil. Seria esta uma boa solução para desafogar a MB nas suas tarefas de Inspeção Náutica.
    Abraço

  2. Só queria saber de quem foi a idéia do lacinho vermelho…
    Será a proximidade do dia dos namorados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL