Policia do Rio recebe novos blindados

5
2400

Ontem, dia 21 de março, a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) recebeu sete novas viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) Zeus, fabricadas pela Combat Armour Defense do Brasil, de Vinhedo (SP).

A entrega ocorreu na sede do Comando de Operações Especiais (COE), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e serão distribuídos, de acordo com a SEPM, para sete unidades operacionais, sendo eles o 14° BPM (Bangu), 24° BPM (Queimados), 9° BPM (Rocha Miranda), 7° BPM (São Gonçalo), 3° BPM (Méier), 15° BPM (Duque de Caxias), e 16° BPM (Olaria).

A VBTP ZEUS é um blindado tático policial, com capacidade de transporte de 10 policiais e proteção balística total Nível III, de acordo com as normas NBR 15.000 e NIJ 0108.01, resistente a disparos de fuzis 5,56×45 mm e 7,62×51 mm FMJ. Está equipado com três câmeras de segurança de última geração, cada, o que, segundo a Polícia Militar do Estado do Rio de janeiro (PMERJ), irá garantir aos policiais uma maior consciência situacional durante as atuações policiais.

Esta viatura foi desenvolvida com base nos requisitos técnicos operacionais do Termo de Referência (TR) da PMERJ, para operar com mais eficiência e segurança nos cenários peculiares da zona urbana do Estado do Rio, com a maior agilidade. O protótipo do atual modelo foi entregue à SEPM em junho de 2021, tendo já passado por testes realizados por unidades operacionais em que pequenos ajustes foram providenciados.

Imagens: Divulgação SEPM

5 Comentários

  1. Imponente!
    Esses guerreiros merecem o melhor. E se é melhor pra eles, logo é ruim para os marginais, o que é excelente.

  2. Essa altura do solo parece muito baixa, especialmente pela enorme quantidade de buracos na cidade, e nas comunidades mais ainda…. Fora que não li nada sobre tração para subir as elevações dos morros, capacidade antibarricada e mesmo antidisturbio, situações comuns durante e após as operações policiais, enfim é mais blindado para deixar o policial na entrada da tabela e ele e os moradores que se virem no que vier pela frente.

  3. Alguém sabe se esses pneus tem alguma proteção? Se um caminhão pesado desse ter os pneus furados em uma armadilha pode deixar a patrulha em uma situação muito complicada…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here