Phenom 100 EV nas cores da Força Aérea Brasileira é revelado (6º ETA).

As primeiras imagens do jato executivo Phenom 100 EV no padrão de cor cinza da Força Aérea Brasileira (FAB) vazaram nas redes sociais.

A linha de montagem da Embraer Executive Jets em Melbourne, Flórida (onde atualmente os jatos da linha Phenom 100 e Phenom 300 são montados) é o local onde as fotos foram feitas.

Nelas é possível identificar o Phenom 100 EV matrícula FAB-3701 (designação U-100) nas cores do 6º ETA “Esquadrão Guará”, unidade baseada na ALA 1 em Brasília (DF).

Informações não confirmadas dão conta que seriam quatro jatos U-100 encomendados (firmes), com mais duas opções.

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) é responsável por realizar missões na região centro-oeste no transporte de cargas, autoridades, militares, apoio logístico, lançamento de para-quedistas, transporte de órgãos para transplante, entre outras missões.

O Esquadrão Guará opera uma frota composta por aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98A Grand Caravan e U-35 e U-55 Learjet, sendo que esta última deverá ser substituída totalmente pelos U-100.

Ficha Técnica:
Autonomia de voo: 2.182 km
Velocidade de cruzeiro: 750 km/h
Velocidade máxima: 864 km/h
Envergadura: 12 metros
Custo unitário: USD 4.400.000–4.400.000 (valores praticados em 2013)
Tipo de motor: Pratt & Whitney Canada PW600

 

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Comentários

2 respostas

  1. Opa, agora nossas autoridades podem viajar de um lado para o outro de primeira classe mesmo.
    Para isso a FAB tem dinheiro.

  2. Mais um avião para levar os políticos e trastes do STF para passearem pelo Brasil às nossas custas, já que têm medo de andar de avião de carreira, a FAB devia parar de ser tão subserviente e dar um basta nessa orgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL