Peru lança foguete sonda Paulet 1C

A Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (CONIDA) lançou o Foguete Sonda Paulet 1C. Este importante exercício científico foi realizado com o propósito, entre outros, de verificar o desempenho do propelente sólido utilizado, o mesmo que foi inteiramente produzido na planta de propelentes da Agência Espacial Peruana.

O evento aconteceu na base científica de Punta Lobos, localizada no Distrito de Pucusana, ao sul da Capital peruana, na presença do ministro da Defesa, Juan Carrasco Millones; do chefe do Estado-Maior da Força Aérea, tenente general das Carlos Chávez Cateriano; e pelo chefe Institucional da CONIDA, major general José Antonio García Morgan.

O general José Antonio García Morgan, destacou o trabalho deste exercício de lançamento, “constitui um marco para o desenvolvimento dos foguetes nacionais, pois seus componentes foram desenvolvidos e fabricados sem o acompanhamento de assessores externos, a cargo da equipe multidisciplinar de especialistas da Diretoria de Tecnologia Espacial da CONIDA ”.

O lançamento do foguete sonda foi realizado às 14h00, com o objetivo de fornecer uma plataforma que permita o estudo dos fenômenos que ocorrem na atmosfera.

O azimute com o qual foi lançado é de 240 graus com uma elevação de 63 graus. Pelos cálculos da equipe técnica, a trajetória linear atingiu 10 quilômetros e o tempo de voo foi de 95 segundos.

Entre suas principais características, o foguete sonda foi projetado com um peso de 82,576 kg, comprimento de 2,471 metros, diâmetro de fuselagem de 0,206 metros, diâmetro de empenagem de 0,680 metros e carga útil de 8,408 kg.

É importante lembrar que este tipo de exercícios científicos em foguetes não são realizados no Peru desde 2013, quando o foguete sonda Paulet 1B foi lançado em 17 de junho daquele ano.

Fonte: CONIDA

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE