PASEO XLR escolhido para equipar as fragatas Tamandaré

0
912
PASEO XLR © (Imagem: Safran)

O visor optrônico Paseo XLR (eXtra Long Range), da Safran, foi selecionado pelo consórcio Águas Azuis para equipar as quatro fragatas da Classe Tamandaré, que tem previsão de entrega em 2026. Cada embarcação será equipada com dois visores optrônicos.

O Paseo XLR incorpora os módulos dos sistemas optrônicos embarcados Euroflir, com sensores de alta definição associados ao seu telescópio multiespectral, permitindo assim a identificação de ameaças no limite do horizonte, sendo capaz de identificar pequenas embarcações que são dificilmente detectadas por radares tradicionais, devido a estarem próximas da superfície e serem frequentemente fabricadas com materiais invisíveis às ondas de radar. Ele é particularmente útil em contextos assimétricos onde as embarcações da linha de frente chegam a operar perto da costa e podem ser cercadas por pequenos barcos com intenções desconhecidas.

Este visor de ultralongo alcance irá oferecer à Marinha do Brasil maiores capacidades de intervenção, ampliando o raio de segurança em torno dos seus navios, colaborando  com a autoproteção de cada uma das fragatas na detecção e identificação das ameaças, inclusive em condições de mar agitado, com velocidade elevada e em condições de visibilidade limitada, permitindo  a conduta de tiro do armamento de artilharia principal, de dia ou de noite.

Os dois primeiros Paseo XLR serão entregues para o consórcio Águas Azuis no início de 2023 e a Safran Eletrônica & Defesa Brasil, filial da Safran Electronics & Defense, irá assegurar todo o suporte ao cliente que compreende as atividades de serviço, treinamento e intermediação das tratativas para peças de reposição e reparações.

Fonte: Safran, via Rossi Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here