Paraguai recebe novos blindados táticos Typhoon

Por Gustavo Saba Manzo, do portal Zona Militar (*)

 No dia 23 de março, o presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, entregou três das quatro novas viaturas blindadas táticas 4X4 Typhoon, produzidos pelo Streit Group, dos Emirados Árabes Unidos, ao Comando de Operaciones de Defensa Interna (CODI), das Forças-Tarefas Conjuntas, no departamento de Concepción.

O investimento feito pelo Estado paraguaio supera US$ 3.000.000 e, no mês que vem, chegará mais um para integrar as forças armadas que lutam contra organizações criminosas no norte do país nos departamentos de San Pedro, Concepción e Amambay , fazendo fronteira com o Brasil.

“Isso é algo histórico, acredito que esse tipo de veículo não ingressou nas Forças Armadas há mais de 40 anos, o fizemos pela dolorosa e trágica experiência que os integrantes da Força-Tarefa Conjunta viveram diante desse tipo de uso de explosivos nas estradas, com isso vamos dar maior segurança ao nosso pessoal no trabalho diário contra o crime organizado e o terrorismo”, disse o presidente Abdo Benítez em entrevista coletiva após a entrega. Além disso, destacou: Acreditamos que devemos investir mais em capacidade, isso nos permitirá acompanhar a segurança dos países vizinhos. Tenho certeza que esta compra salvará a vida de nossa equipe.

 O Typhoon 4X4 MRAP (“Mine Resistant Ambush Protected Vehicle”) utiliza o conceito de carroceria monobloco, com sua parte inferior em forma de “V”, que oferece uma proteção contra explosão (no padrão STANAG 4569 nível 3) para a tripulação de 10 homens, e possui  grande mobilidade em condições “off-road”.

Será utilizado principalmente como viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) e para apoio às tropas terrestres, podendo ser facilmente configurado como veículo de comando e controle (C2), plataforma de evacuação médica ou como plataforma de observação dianteira.

Matéria publicada originalmente no portal Zona Militar com o título “Paraguay incorpora vehículos blindados Typhoon 4×4 para lucha contra el terrorismo y el crimen organizado”, e traduzido e adaptado por Paulo Roberto Bastos Jr.

 

(*) Zona Militar é uma publicação argentina de defesa, segurança e geopolítica, criada em 2015, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Comentários

Uma resposta

  1. Aquém do necessário (em quantidade, mesmo o país e a força sendo pequenos), mas, excelente para a realidade do país, ainda mais por serem novos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL