OTAMAN 6X6 IFV completa sua fase inicial de testes

1
1674

O novo veículo de combate de infantaria OTAMAN 6×6, desenvolvido pela empresa privada ucraniana RPA “Practika”, de acordo com a revista Defense Express da Ucrânia, completou um dos estágios iniciais dos testes.

Essa é a versão mais recente do OTAMAN 8×8 APC, apresentado em 2016, que se propunha a ser o primeiro uma nova família de veículos blindados sobre rodas, desenvolvidos com o intuito de substituir antigos BTR-60 em uso naquele país, mas com mais proteção e potência de fogo, que caracteriza por um desenho completamente novo, possuindo diversas inovações, em relação ao BTR-60, e se assemelhando mais com os veículos ocidentais modernos, como o motor montado na parte frontal à direita e o motorista à esquerda, torre no meio,  compartimento atrás com uma grande porta na parte traseira.

De acordo com a empresa, sua carroceria é monobloco e modular, com blindagem de aço balístico mais moderno, oferecendo uma com proteção balística padrão STANAG 4569 Nível 2, que oferece resistência contra disparos de armas de calibre 7,62x51mm, a 30 metros, e explosão de minas de até 6 kg sob cada roda. É equipada com um motor alemão Deutz de 320 HP e transmissão Alisson automática.

A versão 6×6 testada possui uma torre equipada com um canhão de 30mm ZTM-1 (2A72), mas pode receber o sistema de armas remotas BM-3 “Shturm”, armada com com esse mesmo canhão, com 400 disparos, metralhadora coaxial KT-7 de 7,62mm, lançador de granadas KBA-117 de 30mm, seis lançadores de granadas de fumaça 902B “Tucha” e com possibilidade para instalação de um sistema de mísseis anticarro (ATGM).

O veículo anfíbio pode rodar a uma velocidade máxima de 110 km/h, com um alcance de máximo de 800 km e pode transportar uma tripulação de 10 militares (comandante, motorista e oito soldados).

Foi desenvolvido pela empresa para as Forças Armadas da Ucrânia, em particular para os fuzileiros navais, de acordo com uma decisão conjunta do Ministério da Defesa.

 

Fonte: Defence Blog

1 Comentário

  1. Mais um belo blindado 6×6 mostrando que o EB não foi inconsequente com o projeto do Guarani o qual tbm contempla o 8×8. Afinal os vetustos Cascavel e Urutu ainda estão carregando o piano mundo afora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here