Os Tigers se encontram na Europa

2
1539

Entre os dias 02 e 14 de maio aconteceu na Base Aérea nº 11, em Beja, Portugal, o famoso “Nato Tiger Meet”, um exercício militar internacional, criado pela “NATO Tiger Association,” para promover a cooperação entre os esquadrões de voo das Forças Aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (North Atlantic Treaty Organization – NATO) simbolizados pelo tigre.

A edição deste ano foi organizada pelo Esquadrão 301 “Jaguares” da Força Aérea Portuguesa, o qual foi premiado com o troféu “Silver Tiger”, em 2019, e registrou a participação de cerca de 1.000 militares e 57 aeronaves vindas de nove unidades aéreas de Portugal, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Polônia, Suíça e NATO.

O objetivo principal foi promover um treinamento operacional de excelência onde se atua em conjunto para ganhar novos conhecimentos, experiências e competências.

As manobras incluíram simulados de ameaças aéreas, terrestres e marítimas durante o dia e à noite em missões como defesa do espaço aéreo; apoio aproximado a forças terrestres; manobras básicas de caças; evacuações aeromédicas; ataque convencional com armamento guiado de alta precisão; e extração de militares ou resgate de civis.

Devido à pandemia de covid-19, houveram algumas restrições mas apesar de todas as dificuldades este encontro foi de fundamental importância na preparação, treino e qualificação das forças nacionais portuguesas para agir em empregos internacionais, junto a possibilitar atuações conjuntas e desenvolvimento de sinergias entre os países participantes.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here