Os “Lanceiros do Ponche Verde” recebem seus Guaicurus

Na ultima segunda-feira, dia 2 de outubro, o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), o “Regimento Lanceiros do Ponche Verde”, aquartelado em São Miguel do Oeste (SC), recebeu cinco viaturas blindadas multitarefa (VBMT) 4X4 Guaicurus equipadas com torres manuais Platt MR550 Bi-Metal.


A nova viatura é robusta, possui mobilidade comprovada em diversos terrenos, e capacidade de carga próxima de uma tonelada, e equipará os esquadrões de Cavalaria e comando.

Com essa entrega, o Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Forças Blindadas provê nova capacidade ao 14º RC Mec, responsável pela defesa, segurança, monitoramento e patrulhamento de uma faixa de fronteira de aproximadamente 300 quilômetros de distância e grande capilaridade terrestre, englobando o extremo oeste catarinense e a região sudoeste do Paraná, e permitindo que suas funções sejam executadas com mais eficácia, contribuindo para que a presença do Estado seja constante na região.

Com informações e imagens do Escritório de Projetos do Exército

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

10 respostas

  1. Santa Catarina tem destacamentos com Leopard 1a5? O novo MBT junto com Centauro 2 podem ter várias unidades em SC

    1. Não tem Unidades operadoras de Leopard 1A5 em Santa Catarina. O EB possui 4 RCC’s, 2 no RS e 2 no PR, além de 4 RCB’s, sendo 3 no RS e 1 no MS. Os Centauro e Guaicurus irão mobiliar Unidades de Cavalaria Mecanizada, como é o caso do 14⁰ RCMec, da matéria.

      1. Dos 98 Centauro 2 contratados , 42 vão para o Mato Grosso do Sul, 42 para o RS, e 14 para Roraima. Para outros estados será necessário adquirir mais unidades nos próximos 15 anos, mas o contrato prevê ampliação para até 221 unidades.

        1. Centauro não vai pra Roraima. O futuro 18º R C Mec será equipado com Cascavel Modernizado segundo a Dtz para a transformação do 12º Esqd C Mec em Rgt. (Port nº 1151-EME de 25 Set 23 – Sep BEx nº 40, de 6 Out 23). O Rgt será será tipo II, ou seja com dois Esqd C Mec como peças de manobra.

        2. “(1) O Prg EEx Forças Blindadas será responsável por dotar o Rgt com dois Esqd C Mec
          com VBMT 4X4 Guaicurus, VBTP Guarani e VBR Cascavel modernizadas;”

          1. De acordo com o plano de acolhimento do VBC Cav, publicado na portaria EME/C Ex Nº 1.011, de 24 de abril de 2023, em 2037 seis centauros serão enviados para o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Boa Vista (RR), que agora está em processo de transformação para regimento, e será renomeado para 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

            Para mais detalhes: http://tecnodefesa.com.br/exercito-aprova-o-plano-de-acolhimento-das-vbc-cav/

      2. Entendi,Santa Catarina deveria ter RCCS também com Leopard 1a5 para assim completar o sul do país e facilitar uma vinda do Leopard 2 em mais destacamentos.

  2. Obrigado pelas info Paulo Bastos, como o Rgt vai ser ativado em 2026, acredito que os cascavéis modernizados num primeiro momento irão para RR e no longínquo ano de 2037 os Centauros se juntarão a eles (ou não, vai saber?)

  3. Amigos, o plano de acolhimento do VBC Cav, publicado na portaria EME/C Ex Nº 1.011, de 24 de abril de 23 deixa claro que a prioridade de recebimento da VBC Cav pode mudar de acordo com o intuito do Exército.

    Recentemente, o 14º RC Mec tornou-se FORPRON e passou a integrar a 15º Bga Inf Mec. Inclusive, no mesmo ano recebeu seus primeiros Guaicurus (não havia previsão até 2022).

    A 5º DE já está fazendo manobras para que o VBC Cav venha para o 14º RC Mec já no ano que vem. Inclusive, há relatos que a D Mat, em palestra na ESAO, apresentou o novo plano de acolhimento com o 14º RC Mec como prioridade para receber a partir do ano que vem, ed demais Regimentos Mecanizados FORPRON (10º, 17º, 11º) recebendo em 2025.

    Para reforçar a tese, afirmo que o 1º RC Mec, que estava como prioridade para receber 7 unidades ano que vem, não possui estrutura física para suportar o Centauro II, tampouco está em obras ou como previsão de obrar para se adequar. Além disso, os integrantes do 1º já não possuem esperanças de receberem o blindado ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL