Os “Lanceiros do Ponche Verde” recebem seus Guaicurus

Na ultima segunda-feira, dia 2 de outubro, o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), o “Regimento Lanceiros do Ponche Verde”, aquartelado em São Miguel do Oeste (SC), recebeu cinco viaturas blindadas multitarefa (VBMT) 4X4 Guaicurus equipadas com torres manuais Platt MR550 Bi-Metal.


A nova viatura é robusta, possui mobilidade comprovada em diversos terrenos, e capacidade de carga próxima de uma tonelada, e equipará os esquadrões de Cavalaria e comando.

Com essa entrega, o Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Forças Blindadas provê nova capacidade ao 14º RC Mec, responsável pela defesa, segurança, monitoramento e patrulhamento de uma faixa de fronteira de aproximadamente 300 quilômetros de distância e grande capilaridade terrestre, englobando o extremo oeste catarinense e a região sudoeste do Paraná, e permitindo que suas funções sejam executadas com mais eficácia, contribuindo para que a presença do Estado seja constante na região.

Com informações e imagens do Escritório de Projetos do Exército

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um novo...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

10 respostas

  1. Santa Catarina tem destacamentos com Leopard 1a5? O novo MBT junto com Centauro 2 podem ter várias unidades em SC

    1. Não tem Unidades operadoras de Leopard 1A5 em Santa Catarina. O EB possui 4 RCC’s, 2 no RS e 2 no PR, além de 4 RCB’s, sendo 3 no RS e 1 no MS. Os Centauro e Guaicurus irão mobiliar Unidades de Cavalaria Mecanizada, como é o caso do 14⁰ RCMec, da matéria.

      1. Dos 98 Centauro 2 contratados , 42 vão para o Mato Grosso do Sul, 42 para o RS, e 14 para Roraima. Para outros estados será necessário adquirir mais unidades nos próximos 15 anos, mas o contrato prevê ampliação para até 221 unidades.

        1. Centauro não vai pra Roraima. O futuro 18º R C Mec será equipado com Cascavel Modernizado segundo a Dtz para a transformação do 12º Esqd C Mec em Rgt. (Port nº 1151-EME de 25 Set 23 – Sep BEx nº 40, de 6 Out 23). O Rgt será será tipo II, ou seja com dois Esqd C Mec como peças de manobra.

        2. “(1) O Prg EEx Forças Blindadas será responsável por dotar o Rgt com dois Esqd C Mec
          com VBMT 4X4 Guaicurus, VBTP Guarani e VBR Cascavel modernizadas;”

          1. De acordo com o plano de acolhimento do VBC Cav, publicado na portaria EME/C Ex Nº 1.011, de 24 de abril de 2023, em 2037 seis centauros serão enviados para o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Boa Vista (RR), que agora está em processo de transformação para regimento, e será renomeado para 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

            Para mais detalhes: http://tecnodefesa.com.br/exercito-aprova-o-plano-de-acolhimento-das-vbc-cav/

      2. Entendi,Santa Catarina deveria ter RCCS também com Leopard 1a5 para assim completar o sul do país e facilitar uma vinda do Leopard 2 em mais destacamentos.

  2. Obrigado pelas info Paulo Bastos, como o Rgt vai ser ativado em 2026, acredito que os cascavéis modernizados num primeiro momento irão para RR e no longínquo ano de 2037 os Centauros se juntarão a eles (ou não, vai saber?)

  3. Amigos, o plano de acolhimento do VBC Cav, publicado na portaria EME/C Ex Nº 1.011, de 24 de abril de 23 deixa claro que a prioridade de recebimento da VBC Cav pode mudar de acordo com o intuito do Exército.

    Recentemente, o 14º RC Mec tornou-se FORPRON e passou a integrar a 15º Bga Inf Mec. Inclusive, no mesmo ano recebeu seus primeiros Guaicurus (não havia previsão até 2022).

    A 5º DE já está fazendo manobras para que o VBC Cav venha para o 14º RC Mec já no ano que vem. Inclusive, há relatos que a D Mat, em palestra na ESAO, apresentou o novo plano de acolhimento com o 14º RC Mec como prioridade para receber a partir do ano que vem, ed demais Regimentos Mecanizados FORPRON (10º, 17º, 11º) recebendo em 2025.

    Para reforçar a tese, afirmo que o 1º RC Mec, que estava como prioridade para receber 7 unidades ano que vem, não possui estrutura física para suportar o Centauro II, tampouco está em obras ou como previsão de obrar para se adequar. Além disso, os integrantes do 1º já não possuem esperanças de receberem o blindado ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL