O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou a assinatura de um contrato com a Lockheed Martin Aeronautics, no valor de US$ 177.148.070, para a modernização das aeronaves F-16A/B MLU Fighting Falcon da Força Aérea do Chile (FACh) para o padrão M6.6, dentro do programa operacional de voo e atualização de sistemas. O contrato foi feito através do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea, Base Aérea de Hill, em Utah, e os serviços serão realizados em Fort Worth, no Texas, e Greenville, na Carolina do Sul, e no Chile, com conclusão prevista para novembro de 2032.
Não são, ainda, conhecidos os detalhes do padrão M6.6 que, como levando em conta os padrões M6.5, M7.1 e M7.2, pode-se deduzir que este estaria em algum lugar entre eles. O padrão M6.5, instalado nos F-16 que a Argentina pretende adquirir, inclui melhorias do sistema IFF, integração de funções aprimoradas do Link-16, integração de armas guiadas por GPS, míssil AIM-120D, novas armas (JASSM, JDAM, EGBU-12 e AIM-9X), “racks” avançados, atualização de software de interface (AN/AAQ-14 LANTIRN) e do sistema AN/ALR 56M, entre outros. No momento, a FACh conta com 36 F-16A/B MLU.
Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina
Respostas de 5
O Brasil com os Gripens está provocando uma alteração de “equilíbrio ” na América do Sul e nossos Hermanos estão se mexendo.
Eles estão se mexendo há muito tempo. Mas sem dinheiro, não tem adiantado se mexer.
Não vejo por este lado, as Forças Aéreas da região estão há tempos defasadas e o que está ocorrendo é uma tentativa de modernização da frota. Veja a situação da Colombia, Argentina, Euqador, Peru, Bolívia, Uruguai então, esse tá muito ferrado….
Como se compara os nossos Gripens ao F16 padrão M6.5, já que não se sabe muito do padrão M6.6?
Que eu saiba os concorrentes do Gripen E em tecnologia embarcada são os F-16 Viper.
Se a versão modernizada M6.6 não é um Viper, logo suponho que não chegue perto do Grifo. Mas aguardo resposta de quem entende do assunto!