Oron, o novo avião radar de Israel

0
1300

A Israel Aerospace Industries (IAI) entregou a Oron às Forças de Defesa de Israel (IDF), a primeira aeronave multissensor de vigilância terrestre e marítima de longa duração e que fornecerá recursos de inteligência, vigilância e reconhecimento sem precedentes.

Usando a plataforma do jato Gulfstream G550, conhecido por seu excelente desempenho e baixos custos de manutenção, em um programa liderado pela Diretoria de P&D do Ministério da Defesa de Israel (DMDI), em colaboração com a Força Aérea local (FAI), Diretoria de Inteligência da FAI, Marinha e a IAI, esse sistema foi desenvolvido com base em lições aprendidas em conflitos anteriores, e é equipado com um mecanismo de processamento de dados baseado em ciência de dados avançada e recursos de inteligência artificial.

Seus sensores, recursos de processamento de dados e os sistemas de radar e ISR permitirão que a IDF faça avaliações de inteligência abrangentes e em tempo real, incluindo detalhamento de desdobramento de forças inimigas e organizações terroristas em curto e longo alcance, durante atividades de rotina e operacionais, independentemente das condições meteorológicas ou de visibilidade.

A aeronave Oron pousou na base aérea de Nevatim esta semana e foi recebida em uma cerimônia realizada na presença do comandante da FAI, general Amikam Norkin, e será operada pelo Esquadrão de Inteligência “Nachshon”.

De acordo com Boaz Levy, presidente e CEO da IAI, “o Oron é mais um testemunho da experiência da IAI no desenvolvimento de sistemas estratégicos para o Estado de Israel e clientes no exterior. Nossa experiência em trazer soluções ponta a ponta para atender às necessidades operacionais é claramente demonstrada. A IAI tem a honra de trazer nossa inteligência, comunicação, multissensores e know-how para ajudar a proteger as fronteiras de Israel. O Oron é o primeiro de seu tipo no mundo e se junta à família de aeronaves de missões especiais que IAI forneceu às FDI nas últimas duas décadas, incluindo o Eitam (AEW&C) e o Shavit (SIGINT)”.

A aeronave Oron pousando na base aérea de NevatimDafna (imagem: IAI)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here