Desde o dia 03 de novembro está sendo realizado a Operação Vitória, o primeiro grande exercício da 6ª Divisão de Exército (6º DE), a Divisão Voluntários da Pátria, após sua reativação, e está ocorrendo em diversas localidades no entorno de Bagé, no Sul do Rio Grande do Sul, e ao longo de cerca de 90 quilômetros de área entre os município de Dom Pedrito, Lavras do Sul e Ibaré, na Divisa com o Uruguai. O exercício se encerrará no dia 14.
A 6ª DE foi desativada em 2014, decorrente dos planos de modernização do Exército Brasileiro (EB), visando a transferência de meios para a região Norte do país, porém, devido a novas demandas estratégicas, esta foi reativada pelo Decreto Presidencial nº 9.965, de 8 de agosto de 2019, sendo subordinada ao Comando Militar do Sul (CMS), tendo novamente como sede a cidade de Porto Alegre (RS), e sendo responsável por cerca de 7.700 militares, distribuídos por 23 organizações militares (OM), e com uma grande área fronteiriça no sul do Brasil como sua responsabilidade.
Comandada pelo general de divisão Achilles Furlan Neto, o nome dessa operação deriva da “vitória” sobre os enormes desafios enfrentados pelos integrantes da 6ª DE em reunir e coordenar as diversas OMs, após cerca de 1 ano de reativação e em período cuja o treinamento e a capacitação de seus conscritos foi em muito prejudicada pelas restrições sanitárias causadas pela pandemia do COVID-19. Realmente, um nome que faz jus as dificuldades enfrentadas e vencidas.
[KGVID]http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Simulacao-de-um-contra-ataque-de-desaferramento-realizado-pelo-9o-RCB.mp4[/KGVID]
Contando com cerca de 4 mil militares, 700 viaturas, entre blindados Leopard, M113B e BR, Cascavel, Urutu e Guarani, viaturas leves, de transporte e de apoio ao combate, e helicópteros, como os HA-1 Falcão (AS550), do 1º BAvEx, e HM-4 Jaguar (H225M), do 2º BAvEx, o exercício simula progressão de terreno e simulações de ataque e contra-ataque, nas quais duas brigadas se unem para fazer frente a um país oponente fictício que teria invadido o território sobre sua responsabilidade. Os proprietários de terras liberaram suas fazendas para que servissem de palco para os exercícios.
A Operação Vitória é a primeira das duas grandes operações que ocorrerão no sul do Brasil nesse mês, a outra será a Operação Arandu, um exercício combinado entre os Exércitos do Brasil e Argentina, que ocorrerá no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), Saicã, localizado em Rosário do Sul, e sobre a coordenação do CMS.
Com informações e Imagens da Comunicação Social do CMS
Respostas de 2
Parabens pela reportagem!
Uma duvida: a desativação da 6a DE em 2014, visava a transferência de meios para a região Norte do Brasil (3a Bda C Mec). Como isso pode ter mudado diante das constantes crises com Venezuela e fatos atuais?? Não faz sentido!? Ou existem razões que desconhecemos? Grato!
Bastos, alguma informação sobre o andamento do programa que iria equipar os Fenec’s e, se não me engano, os Pantera com mísseis anti carro(ATGM) ,tema que foi matéria do Caiafa tempos atrás ???