Operação Tererê – FAB prepara o REVO do KC-390 com SC-105

Fase da operação de ensaio em voo marca preparação para a missão de reabastecimento em voo do KC-390 Millennium ao SC-105 Amazonas, versão SAR

Por Agência Força Aérea

A Base Aérea do Galeão (BAGL) tornou-se o palco da “Operação Tererê”, prevista no plano de operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e conduzida pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), entre os dias 18/09 e 06/10.

O Instituto visa a conduzir ensaios críticos no sistema de reabastecimento em voo (REVO) da aeronave SC-105, operada pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAv), o “Esquadrão Pelicano”, com a meta de certificar e qualificar o par de REVO KC-390 Millennium x SC-105 Amazonas, atividade que promete ampliar consideravelmente as capacidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta fase, o SC-105 voou fazendo par com a aeronave C-130 Hércules, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), o “Esquadrão Gordo”, em continuação aos ensaios realizados em 2022, voltados ao estudo do comportamento da aeronave SC-105 quando exposta à esteira de turbulência dessa aeronave.

Essa fase recém-concluída servirá como uma aproximação gradual visando à certificação e qualificação do par REVO com o KC-390 Millennium. Sendo assim, foram realizados ensaios em diversas altitudes, velocidades e pesos das aeronaves para verificar o desempenho e as qualidades de pilotagem, tendo as tripulações do IPEV realizado vários reabastecimentos com total sucesso e segurança, dando mais um passo para a qualificação desse par para a missão.

Para o responsável técnico da Operação de Ensaios, tenente engenheiro João Gabriel Henriques Leite, a Operação Tererê 2023 é um marco que enfatiza a missão do IPEV de executar ensaios em voo com rigor científico, fortalecendo o conhecimento estratégico relacionado com nossas Tarefas e Ações de Força Aérea, ampliando a operacionalidade da FAB. “Ao assimilar esta capacidade, o Esquadrão Pelicano amplia seu alcance e autonomia em missões críticas, sobretudo nas humanitárias e de busca e resgate (“search and rescue” – SAR), onde cada segundo é crucial e a possibilidade de realizar o reabastecimento em pleno voo pode fazer grande diferença entre salvar vidas ou não”, detalhou.

As indicações estruturais providas pela instrumentação em condições distintas de aproximação, pré-contato com o cesto de reabastecimento, contato com o cesto e o reabastecimento propriamente dito, foram analisados e serão levados em consideração para a operação com o KC-390.

“Sentimos a responsabilidade da missão do IPEV durante cada ensaio, explorando as técnicas de REVO previstas com aproximação gradual e em total segurança, o que nos desafiou e abriu novos caminhos para melhorias técnicas e operacionais. Cada voo representou uma chance de contribuir para o avanço tecnológico e incremento do poder aeroespacial brasileiro”, explicou o coordenador operacional da atividade de ensaios, major aviador Túlio Leonardo Bordignon.

Com os conhecimentos adquiridos, a FAB dá mais um passo a se consolidar como referência internacional na atividade de ensaios em voo à medida que se aproxima da capacidade de REVO com o KC-390 Millennium, o grande objetivo da Operação Tererê 2023.

Texto: capitão aviador Guilherme Rocha / IPEV
Fotos: IPEV

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