Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais essenciais, por via aérea, nos locais mais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O avião é operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), “Esquadrão Zeus”, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e deslocado para operar a partir da Base Aérea de Canoas (BACO) em ajuda às vítimas das enchentes na região sul do país.
Coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a missão lançou a carga, que continha cerca de 10 toneladas de donativos, entre eles mantimentos e fardos de água, no município de Ivorá (RS).
O material foi condicionado no método CDS (do inglês Container Delivery System) e equipado com paraquedas pelo Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) do Exército Brasileiro. O recolhimento e distribuição do material lançado pela FAB estão a cargo das autoridades locais.
O chefe da seção de operações do Esquadrão Zeus, major aviador Rafael Portella Santos, falou da importância desse tipo de lançamento para chegar às comunidades afetadas e com difícil acesso. “Cumprir este tipo de missão é uma satisfação, nós tripulantes estamos trabalhando de forma ininterrupta desde que começou a operação de transporte de donativos. Agora, com a missão de ressuprimento, estamos conseguindo chegar com donativos em áreas de difícil acesso, devido ao fechamento de algumas rodovias. Assim, conseguimos atingir o objetivo e ajudar quem está necessitando”, disse.
Por meio do Comando Conjunto ativado para a Operação Taquari 2, a Força Aérea realiza o lançamento aéreo de mantimentos e lançamento aéreo de doações e suprimentos essenciais nas áreas mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Essas operações visam agilizar o auxílio às comunidades isoladas devido à obstrução de várias estradas.
Texto: Tenente Wanessa Liz / Agência Força Aérea
Fotos: Esquadrão Zeus