Operação Culminating – KC-390 rumo aos EUA

5
1268
Foto: sargento Bianca

Amanhã, dia 12 de janeiro, um KC-390 Millennium pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão Zeus, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolará da Ala 2, Base Aérea de Anápolis, em Goiás, com destino a Lousiana, nos Estados Unidos, para participar do exercício combinado Culminating. Essa será a primeira participação da aeronave em um exercício operacional.

O KC-390 fará duas escalas, uma em Boa Vista, Roraima, e outra em San Juan, Porto Rico, com uma tripulação de 21 militares que integrarão o exercício.

Durante o exercício a aeronave participará de diversas atividades, com destaque para um voo integrando uma frota de 16 aeronaves, de diversas origens, que lançarão mais de 4 mil paraquedistas, do Brasil e Estados unidos, numa mesma noite. Esse exercício também será utilizado na fundamentação doutrinária da aeronave.

Devido ao caráter inédito e à complexidade da missão, os tripulantes passaram por treinamentos específicos, em dezembro do ano passado. O comandante do Esquadrão Zeus, tenente-coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destaca que a preparação envolveu treinamento aéreo e lições teóricas. “A aeronave KC-390 tem capacidades novas. Isso torna necessário um desenvolvimento de uma doutrina tanto para a FAB quanto para o Exército. Nesse exercício, poderemos ver como operam as aeronaves que têm sistemas semelhantes e qual doutrina utilizam. Vamos aprender com eles, trazer esses conhecimentos e adaptar aqui no Brasil”, disse. Eles participarão da operação junto com 203 militares do Exército Brasileiro.

Com informações da Força Aérea Brasileira e Ministério da Defesa

5 Comentários

  1. O KC-390 FAB 2855 que esta indo é a 3º Aeronave entregue em 27/06/20.
    Imagino a grana na capacitação da tripulação para 4 aeronaves… E o mplano são 28!
    Produzir , manter e operar equipamentos militares é para gente Grande Brasil!!

    Show

    • Foi por isso então que ele ficou semanas parado na Embraer, fiquei até preocupado porque entrava no flightradar e nada dele voando

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here