Amanhã, dia 12 de janeiro, um KC-390 Millennium pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão Zeus, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolará da Ala 2, Base Aérea de Anápolis, em Goiás, com destino a Lousiana, nos Estados Unidos, para participar do exercício combinado Culminating. Essa será a primeira participação da aeronave em um exercício operacional.
O KC-390 fará duas escalas, uma em Boa Vista, Roraima, e outra em San Juan, Porto Rico, com uma tripulação de 21 militares que integrarão o exercício.
Durante o exercício a aeronave participará de diversas atividades, com destaque para um voo integrando uma frota de 16 aeronaves, de diversas origens, que lançarão mais de 4 mil paraquedistas, do Brasil e Estados unidos, numa mesma noite. Esse exercício também será utilizado na fundamentação doutrinária da aeronave.
Devido ao caráter inédito e à complexidade da missão, os tripulantes passaram por treinamentos específicos, em dezembro do ano passado. O comandante do Esquadrão Zeus, tenente-coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destaca que a preparação envolveu treinamento aéreo e lições teóricas. “A aeronave KC-390 tem capacidades novas. Isso torna necessário um desenvolvimento de uma doutrina tanto para a FAB quanto para o Exército. Nesse exercício, poderemos ver como operam as aeronaves que têm sistemas semelhantes e qual doutrina utilizam. Vamos aprender com eles, trazer esses conhecimentos e adaptar aqui no Brasil”, disse. Eles participarão da operação junto com 203 militares do Exército Brasileiro.
Com informações da Força Aérea Brasileira e Ministério da Defesa
Respostas de 5
chegando em boa Vista!!
Muito feliz com este acréscimo no currículo do KC390
Boa sorte para todos da FAB e EB , capacidade tecnica sabemos que tem para levar a Bandeira e o nome do Brasil !
https://www.flightradar24.com/ZEUS09/268c8a5f
Obrigado pela informação Bueno 😉
O KC-390 FAB 2855 que esta indo é a 3º Aeronave entregue em 27/06/20.
Imagino a grana na capacitação da tripulação para 4 aeronaves… E o mplano são 28!
Produzir , manter e operar equipamentos militares é para gente Grande Brasil!!
Show
Foi por isso então que ele ficou semanas parado na Embraer, fiquei até preocupado porque entrava no flightradar e nada dele voando
Mudou a Classicação – BRS55 passando pela Guyana evitando o espaço aereo da Venezuela. Prudente!
https://www.flightradar24.com/BRS55/268d06b7