Operação Culminating – Infiltração aeromóvel e estabilização de localidade

Nas 3ª e 4ª fases do exercício no terreno Operação Arroio VII, a Subunidade (SU) Culminating, oriunda da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), realizou, no município de São José do Barreiro (SP), uma infiltração aeromóvel. Posteriormente, ocorreram a ocupação e a estabilização de localidade, além da neutralização de forças oponentes dentro do território do próprio inimigo. Essas fases ocorreram de 19 a 23 de setembro.

A infiltração aeromóvel (3ª fase) contou com os helicópteros militares HM-1 Pantera e HM-3 Cougar, que se deslocaram da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) até a orla de São José do Barreiro. Após a infiltração, a SU Culminating iniciou a ocupação da cidade, encontrando e neutralizando pontos de resistência da força oponente ao longo da investida.

Após conquistar os objetivos, a SU Culminating passou para a 4ª fase, caracterizada pela estabilização e desmilitarização de São José do Barreiro (SP). Nesse período, a Direção do Exercício (DIREx), formada pela Bda Inf Pqdt e pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), impôs à força adestrada uma série de problemas militares simulados (PMS), como reuniões com lideranças locais e coletiva de imprensa. O comandante da SU Culminating foi posto à prova, demonstrando desenvoltura tanto no trato com os participantes da reunião de lideranças e da coletiva de imprensa, quanto no idioma inglês.

A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste, além de promover in loco a divulgação institucional, realizou a assessoria de imprensa à SU Culminating, de modo a preparar melhor o seu comandante para as situações simuladas que, porventura, possam ocorrer.

A atividade visa à preparação para o exercício bilateral entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América (US Army), que será concretizado em fevereiro de 2021, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, Estados Unidos. Essa ação é um intercâmbio entre os dois países e finaliza o plano conjunto de atividades realizadas ao longo de cinco anos.

Informações e Imagens: CML

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL