Operação Amazônia 2020 – A reconquista de Novo Airão

7
2602

Direto do Front

No dia 18 de setembro, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) reconquista a cidade de Novo Airão (AM), simultaneamente a tomada de Manacapuru (AM), pela 16ª Bda Inf Sl.

A tropa iniciou sua marcha mecanizada para o combate na madrugada do dia 17 de setembro, partindo pelas rodovias AM 010 e AM 352, e tendo em sua dianteira o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec). Estabeleceram contato e ultrapassaram a Força Velame (aeroterrestre), da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), já no KM 15 da AM 352, avançando em território controlado pelo inimigo, onde enfrentaram pesada resistência em sua progressão.

No final do dia, chegaram em sua Zona de Reunião, na periferia de Novo Airão, de onde foram efetuados os últimos preparativos e planejamentos para a tomada da cidade.

A investida final teve início na madrugada do dia 18 e, as 04:00 hs conseguiram eliminar os últimos pontos de resistência e tomaram o controle da cidade.

As 10:30 do mesmo dia, iniciaram a marcha fluvial com o objetivo de conquistar a cidade de Moura (AM) e, simultaneamente, a 16ª Bda Inf Sl parte para a conquista de Codajás (AM), para retomar o “Delta Prometido” e expulsar o exército Vermelho do país Azul.

Fonte: Comunicação Social do CMA

 

 

7 Comentários

  1. Bastos Jr,

    Fantástica cobertura deste que é o maior e mais importante exercício do EB na região do Amazonas. Ainda mais em face das pseudas preocupações de nações e atuadores internos vem demonstrando pela região.

    CM

    Obs. :seguindo de perto os passos de teu senhor papai o Expedito Bastos da boa e velha Uberlândia!

    • Opa! Grato pelo esclarecimento. Aliás para ser filho do Expedito, o amigo teria que ser Expedito… Afinal o Jr., delata o não parentesco neste grau kkkkkk

      Ainda assim, isso em nada diminuem meu elogio ao vosso excelente trabalho de cobertura deste exercício e dos muitos outros artigos assinados por ti, aqui no Tecnodefesa.
      Uma vez mais, felicitações!
      CM

  2. Claudio, tem um detalhe aí que não esta correto: apesar do nome Bastos, eu e o Expedito não somos aparentados, ok? 😉

  3. Bastos, primeiro parabéns pelo, como sempre, excelente trabalho, segundo, sabes se o EB está pra adquirir mais lanchas LPR-40 da Cotecmar??/

  4. Estou acompanhando a excelente cobertura que estão fazendo da Operação Amazônia 2020, mas pergunto se a Operação foi concluída com a tomada de Novo Airão, pois não vi mais matérias sobre ela?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here