O futuro mais próximo: começa a produção do Gripen no Brasil

Pela primeira vez na história do País, um caça supersônico começa a ser produzido no Brasil. O marco foi atingido pela Saab Aeronáutica Montagens (SAM), localizada em São Bernardo do Campo (SP) numa área de 5 mil metros quadrados.

No local serão produzidas importantes aeroestruturas do Gripen E/F, começando inicialmente pelo cone de cauda e a fuselagem dianteira do Gripen. Posteriormente, os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira do Gripen F serão fabricados na SAM.

Essa é a primeira fábrica de aeroestruturas instalada pela Saab fora da Suécia para o novo caça Gripen. Da SAM, essas estruturas serão enviadas para a Embraer em Gavião Peixoto (SP), que fará a integração e a montagem final do caça, e também para Linköping, na Suécia.

“Esse é outro resultado da Transferência de Tecnologia do Programa Gripen. Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, diz Jonas Hjelm, head da área de negócios da Saab Aeronautics.

Os dois primeiros lotes de aeronaves serão feitos na Suécia, com os funcionários da Saab atuando na produção e os brasileiros assistindo. Já na segunda etapa o processo é invertido. No Brasil, na terceira etapa, 15 aeronaves serão integralmente construídas por brasileiros.

Atualmente, a SAM conta com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando do programa de Transferência de Tecnologia, na Suécia. Parte desses funcionários concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.

 

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL