8º RC Mec recebe mais duas VBTP Guarani REMAX

9
2764

O 8° Regimento de Cavalaria Mecanizado (8º RC Mec), Regimento Conde de Porto Alegre, sediado em Uruguaiana/RS, recebeu nessa sexta-feira, dia 03/07, 2 (duas) Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal – Médio Sobre Rodas (VBTP-MSR) 6×6 Guarani equipadas com SARC REMAX.

As viaturas, com número de fabricação 380 e 381, tiveram suas SARC instaladas no 4º Depósito de Suprimento (4º D Sup), de Juiz de Fora/MG, e foram as primeiras desse ultimo lote a serem entregues.

O 8º RCMec é subordinado a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec) e contará com 9 (nove) VBTP-MSR 6×6 Guarani em seu inventário, todas equipadas com a SARC REMAX.

Aguarde para essa semana matéria completa sobre o processo de instalação da SARC REMAX nas VBTP-MSR Guarani.

Fotos e vídeo 8º RC Mec

Veja também

ESPECIAL TECNOLOGIA NACIONAL: SARC REMAX

O SARC UT30BR NÃO FOI REPROVADO PELO EB, veja o que de fato ocorreu

9 Comentários

  1. Aqui em Bagé/RS, tem o comando da 3 brigada C MEC (onde servi em 2006), também temos o 3ºRCmec. Quando veremos os Guaranis por aqui?

    • Pablo, pelo que fui informado, o 3º RC Mec já possui 4 VBTP-MSR 6×6 Guarani (sem torre) e deve receber, a partir dessa semana, mais 6 mas esses equipados com SARC REMAX.
      Estes 6 fazem parte do mesmo lote dos 2 que foram para o 8º RC Mec e que acompanhamos a instalação.

  2. Boa noite, porque estamos vendo tantas entrengas de viaturas equipadas com a remax, onde antes vinham so com a torre do atirador, ouve uma mudança de doutrina ou é coincidencia? Quantos guaranis com remax sao previstos no total?

  3. Paulo,
    Existe um paradoxo nestas entregas.
    A seção de exploradores (nos marruás) e a seção CC (Cascavel) são os componentes mais exigidos em missôes do RCMec.
    O GC e a Vtr Mrt ficam à retaguarda da coluna. No entanto, foram modernizadas primeiro.
    Substituímos o Urutu e vamos modernizar o Cascavel. Acho que o certo seria Substituir o Cascavel e modernizar o Urutu.
    O mesmo aconteceu com as Brigadas blindadas – modernizamos pela retaguarda. Hoje seus componentes mais modernos são os m109 na artilharia.

    • Flavio, sua pergunta é muito pertinente e não posso te dar uma informação exata, mas apenas uma opinião baseado em que acompanho da força:
      Acredito que, devido os atrasos e modificações no Prg EE GUARANI, como a readequação da VBR AC, que pelo cronograma inicial já deveria estar sendo entregue, o EB teve que se adaptar com o que tinha, já que as versões básicas do Guarani já estão sendo entregues, e decidiu seguir com parte do planejamento inicial.
      Em minha matéria “O futuro das forças blindadas do Exército Brasileiro” eu mostro quais são os planos atuais do EB.
      Lembre-se, independente do planejamento feito, houveram vários atrasos e cortes nos aportes financeiros destinados a esses programas, e o EB teve que se readequar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here