Novos sistemas de autoproteção para os Eurofighter

0
1385

A empresa alemã HENSOLDT anunciou que foi contratada pelo Escritório Federal de Equipamento, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço das Forças Armadas da Alemanha (BAAINBw) para pesquisar soluções de modernização e aprimoramento do desempenho do sistema de autoproteção Eurofighter Typhoon.

O BAAINBw, mandato do estudo, visa garantir a assertividade e capacidade de sobrevivência do caça, mesmo contra as ameaças mais modernas, como sistemas integrados de defesa aérea de longo alcance e radares altamente eficazes. Ao mesmo tempo, novos requisitos de segurança cibernética, o uso de componentes comerciais prontos para uso (COTS) e os novos padrões de design e desenvolvimento do Eurofighter serão levados em consideração. Os resultados das investigações serão elaborados em estreita cooperação com a Força Aérea Alemã (Luftwaffe) e regularmente apresentados ao cliente por meio de demonstrações de hardware e software.

Enquanto o sistema de autoproteção do Eurofighter existente está sendo continuamente aprimorado com várias medidas individuais, os preparativos para uma atualização abrangente do sistema de armas começaram com o programa Eurofighter Long Term Evolution (LTE), visando garantir sua capacidade operacional até o século 21 e adaptações futuras. Para tanto, o consórcio EuroDASS (Leonardo UK, Elettronica, Indra e HENSOLDT) desenvolveu um redesenho do sistema de autoproteção sob o nome de Praetorian eVolution (eVo).

“Estamos satisfeitos por poder apoiar e acelerar o programa LTE de quatro nações e a maturidade do novo sistema de autoproteção eVo da Praetorian com este contrato investigativo”, disse Celia Pelaz, diretora de estratégia da HENSOLDT e chefe da Spectrum Dominance / Divisão de Soluções Aerotransportadas.

O sistema de autoproteção Praetorian existente protege o Eurofighter de mísseis guiados por radar e infravermelho, sendo que seu sensor integrado e o equipamento de interferência também fornecem uma imagem precisa da situação e permitem técnicas de engano eletrônico de última geração.

A HENSOLDT é membro do consórcio EuroDASS há décadas e está envolvida no desenvolvimento do Praetorian eVo. Como especialista em soluções de guerra eletrônica, a HENSOLDT forneceu suítes de autoproteção para helicópteros e aeronaves de asa fixa para clientes em todo o mundo, entre outros. Com ‘Kalaetron’, HENSOLDT tem uma família de produtos totalmente digitalizada de sensores e bloqueadores para sinais eletromagnéticos.

Fonte: HENSOLDT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here