Novos catamarãs do Exército para a Amazônia

1
3263

Na primeira semana de março, o Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu a quarta embarcação de transporte de pessoal (ETP), tipo Catamarã, da classe Jacaretinga, adquirida para o Exército Brasileiro com os recursos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

A embarcação, que tem capacidade para 20 (vinte) militares, foi projetada para atender os requisitos operacionais da Força e atuar nos rios da bacia amazônica.

O CMA foi contemplado com quatro embarcações deste modelo, sendo duas destinadas à 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl), “Brigada Rio Negro”, e duas para a 16ª Bda Inf Sl, “Brigada das Missões”. Essa aquisição integra os produtos viabilizados pelo SISFRON, que agregam novas tecnologias e capacidades para defesa territorial e combate aos crimes transfronteiriços, possibilitando, ainda, o apoio aos indígenas e comunidades ribeirinhas.

A primeira delas, a Jacaretinga, foi entregue em 06 de outubro de 2020 ao 3° Batalhão de Infantaria de Selva (3°BIS), integrante da 2ª Bda Inf Sl, para ser utilizada na região conhecida como da “Cabeça do Cachorro”.

Equipamentos dessa natureza são fundamentais para o transporte de pequenas frações nos meios aquáticos, propiciando à tropa pronta resposta nas operações e fortificando os meios logísticos, colaborando para o aumento do poder de combate da Força Terrestre em ambiente de selva.

Com informações e imagens do Comando Militar da Amazônia

1 Comentário

  1. Bastos. Existem mais informações respeito da embarcação, principalmente referente a questões de proteção (como blindagem e suporte de armas)?
    Referente ao SYSFRON, sabemos que as embarcações Guardian 25 são fabricadas nos EUA e a as LPR 40 na Colômbia. Qual seria a origem desta?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here