Novo blindado 4X4 da Iveco ganha forma

5
2573

Por Aurelio Giansiracusa, Ares Osservatorio Difesa (*)

Foi divulgada a primeira imagem detalhada do novo MTV (Medium Tactical Vehicle) que está sendo desenvolvido pela Iveco Defense Vehicles para Ministério da Defesa holandês, após o contrato assinado em novembro de 2019, no Netherland Exhibition Defense & Security (NIDV), em Rotterdam.

O requisito aponta para a necessidade de aquisição de até o máximo de 1.275 veículos desses, designado como 12kN pelos holandeses, e o contrato assinado cobre a produção de 918, com um primeiro lote de 357 exemplares a serem entregues a partir de 2022.

O carro será apresentado oficialmente na feira International Defense Exhibition Conference (IDEX) 2021, que ocorrerá em Abu Dhabi, de 21 a 25 de fevereiro próximo. O protótipo está previsto para ser concluído este ano e imediatamente iniciar-se-ão os testes objetivando que sejam concluídos em 2022, iniciando-se a produção em série. As entregas aos holandeses devem ser completadas até 2026 ou, o mais tardar, até 2027.

O MTV terá um peso de 12 toneladas e será intermediário entre o LMV Lince 2 (8/8,5 toneladas) e o MPV Orso (16/16,5 toneladas).  Contará com um chassi robusto, uma altura considerável em relação ao solo para amortecer os efeitos das explosões, assegurando um nível relativamente alto de proteção interna para os ocupantes.

Vai apresentar diferentes versões, incluindo uma de transporte com capacidade para cinco militares totalmente equipados; pick-up para três homens e compartimento de carga; cabine fechada com duas portas laterais e traseira; ambulância; e policial, para a Gendarmeria. Haverá opções de tetos fixos ou removíveis e dois tipos de distância entre eixos. O veículo adota um design modular para facilitar a configuração para diferentes atividades, e está sendo projetado para possuir alta confiabilidade e manutenção simplificada.

Concepção artistica apresentada na NIDV 2019 (Imagem: Iveco)

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas as áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

5 Comentários

  1. O que não estar próximo de país conflituoso…; A Holanda investe com relativo peso pra um país tão pequeno.
    Parabéns.
    Modelo bonito.

  2. Interessante em vez de comprar da Agrale começa vislumbrar um modelo de uma multinacional. Que não agrega nada ao pais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here