Novas lanchas para a Flotilha do Mato Grosso

0
2038
A LOpRib Excalibur I, a primeira da série, durante missão de adestramento no Rio Paraguai com o Monitor Parnaíba, em fevereiro de 2019 (Imagens: MB)

No dia 10 de abril o Comando do 6º Distrito Naval (Com6DN) promoveu a cerimônia de transferência das Lanchas de Operações Ribeirinhas (LOpRib) Excalibur III e Excalibur IV, projetadas e construídas pela Base Fluvial de Ladário (BFLa), para o Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT).

O contra-almirante Sérgio Gago Guida, comandante do 6º Distrito Naval, destacou a retomada da capacidade construtiva de meios navais da BFLa que, após quase quatro décadas desde a última construção de embarcação, desenvolveu seu próprio projeto e construiu a lanchas Excalibur.

Ato de transferência das embarcações

Além de contribuir para a Marinha, a construção das lanchas também gerará impacto na economia regional. “Cerca de 50% do material necessário para a construção de cada lancha é adquirido de empresas sediadas no Estado de Mato Grosso do Sul, o que contribui para a manutenção de empregos e desenvolvimento da região. O projeto e a construção das lanchas geram, ainda, reflexos de cunho social. Parte da mão de obra empregada na construção é composta por militares do Serviço Militar Voluntário, os quais, após seu período de serviço na Marinha, carregam consigo as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos na construção naval”, afirmou o almirante Guida.

Ao final do evento, que ocorreu no cais do ComFlotMT, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração operativa da Excalibur III.

Fonte: Marinha do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here