Nova unidade com Guarani

9
2596

No dia 04 de agosto, o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (41º BI Mtz), o Batalhão General Xavier Curado, da cidade de Jataí (GO), tornou-se a mais nova organização militar a ser equipada com a viatura blindada de transporte de pessoal, média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani, com o recebimento de oito unidades, todas com SARC REMAX.

Com a chegada dessas primeiras viaturas, um sistema de armas nacional, desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB) em parceria a Iveco Defence Vehicles (Guarani) e a Ares Aeroespacial e Defesa (REMAX), e pronta para o emprego operacional, o 41º BI Mtz Motorizado passa a integrar o projeto de mecanização da Força Terrestre.

Posicionado estrategicamente no sudoeste de Goiás, a unidade está em uma das regiões de maior produção agrícola do país. “Somos privilegiados em ter tão nobre e sofisticado material de emprego militar, mas em contrapartida, exigirá muita dedicação e profissionalismo dos senhores”, afirmou o comandante do 41° BI Mtz, tenente-coronel Klaiton Alexandro Sant’anna Cota.

A solenidade de contou com a presença do comandante do Exército, general-de-exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do comandante de Operações Terrestres (COTER), general-de-exército José Luiz Dias Freitas, do chefe do Estado-Maior do Exército, general-de-exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, do comandante militar do Planalto, general-de-divisão Rui Yutaka Matsuda, do Comandante da 11ª Região Militar, general-de-brigada Paulo Afonso Bruno de Melo, do comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, general-de-brigada Marcus Alexandre Fernandes de Araújo, do gerente do Programa Estratégico do Exército Guarani (Prg EE GUARANI), general-de-brigada R1 Edson Henrique Ramires, do antigo comandante do 41º BI Mtz, coronel R1 José Carlos Sappi, do prefeito da cidade, Humberto de Freitas Machado, e diversas outras autoridades.

Durante o evento houve o ato simbólico de designação das viaturas e, mantendo a tradição, a primeira recebida foi batizada de “JATAÍ”, em homenagem a cidade onde o 41º BI Mtz está aquartelado.

 

Fonte: sgt Gabriel / Relações Públicas do 41° BI Mtz
Fotos: sgt Gabriel, cb Ramon, cb Nunes, cb Loreto, sd Eloi e sd Alkimim / 41º BI Mtz 
Adaptação: Paulo Roberto Bastos Jr

9 Comentários

    • Essa mudança ocorrerá em breve.
      Várias unidades do EB, incluindo Batalhões Mecanizados e Leves, alem de Brigadas, estão em processo de transformação, que incluirá substituição de seu nome.

    • Sim, e já há alguns anos.
      O 57º BI Mtz (Es) chegou a utiliza-los na intervenção Federal no Rio de Janeiro, em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here