Noruega seleciona o Leopard 2A7

Por Aurelio Giansiracusa, Ares Osservatorio Difesa (*)

O governo Norueguês decidiu adquirir 54 carros de combate (“main battle tank” – MBT)  Leopard 2A7, do fabricante alemão Krauss-Maffei Wegmann e equipados com o canhão Rheinmetall L55 de 120 mm, com opção de compra de 18 adicionais.

Estes substituirão os 52 Leopard 2A4NL adquiridos em 2001, de segunda mão da Holanda e dos quais 36 ainda se encontram operacionais, e que foram atualizados, recebendo a instalação de novos rádios e um sistema de gerenciamento do campo de batalha.

A aquisição está dentro do limite de 19,7 bilhões coroas (NOK), aproximadamente 1,8 bilhão de euros, estabelecido pelo Parlamento da Noruega (Storting) e estes cobrem mais do que apenas o custo de sua aquisição. O valor exato negociado permanece como informação confidencial.

Espera-se que os primeiros Leopard 2A7 sejam entregues ao Exército Norueguês em 2026 que sua frota esteja completa em 2031.

O Leopard 2A7 saiu vitorioso de uma concorrência internacional, cuja seleção final foi contra o sul-coreano K2 Black Panther, escolhido pela Polônia, país que, além da compra direta, cuidará da produção de sua versão também destinada à exportação na Europa.

 

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas às áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Em respostas às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Exército Brasileiro deu início à Operação Sempre...

O Dr. Felipe Medeiros, gerente de desenvolvimento de Negócios da BAE Systems Brasil, foi nomeado membro associado (“associate fellow”) do...

Com a aquisição, conglomerado dos Emirados Árabes vai se torna um líder global em tecnologias não letais e aumenta suas...

Assim como aconteceu no VBC Cav, o Exército terá a seu dispor um sistema de artilharia considerado o “estado da...

Comentários

7 respostas

  1. Qual a Chance de vim estes Leopard 2A4NL para o Brasil ?
    se é que estarão a venda, pegar a grana de modernização dos 1A5 e dar a entrada e financiar o restante , ganha um tempo com isso e já pula pra algo melhor e já modernizado

    1. Já são carros de segunda mão (vindo pra cá iria virar terceira…), esta na hora de pararmos de comprar coisas usadas. Basta ter que gastar dinheiro modernizando Leopard 1A5BR ao invés de já começar a buscar um novo MBT (ou MMBT).

      1. Exatamente, basta se ficarmos comprando equipamento de 2ª mão nossas forças armadas sempre vão gastar rios de dinheiros em manutenção e treinamentos ja atrasados em vez de investimento.

        O Leopard 1A5BR foi bom pra o brasil? sim nos trouxe uma doutrina de cavalaria e de manutenção/treinamento “moderna” porem agora e hora de expandirmos isso e pisarmos no sec 21

  2. Qual seria a quantidade adequada de MBTs para o Brasil?
    Não seria possível fabricarmos esses veículos aqui sob licença?

    1. dotação hoje seria 320. produção local= inviavel. falta escala industrial.pra justificar linha de produção

  3. Entregues em 2026? Quantidade irrisória. Será que os europeus ainda não perceberam o que está acontecendo na Ucrânia? Impressionante como negligenciam sua defesa confiando na proteção dos EUA. Se Trump voltar à presidência e der de ombros para a Europa ( inclusive Ucrânia) vai bater um desespero danado nesse pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL