No dia de hoje, 13 de novembro, o Naval Group lançou ao mar a fragata Lorraine (D657), em Lorient, França. Este navio foi encomendado pela Direção Geral de Armamento (Direction Générale de l’Armement – DGA), do Ministério da Defesa da França, e a gestão do programa é confiada à Organização para Cooperação Conjunta de Armamento (OCCAR).
A FREMM Lorraine é a segunda fragata FREMM do tipo FREMM DA (défense anti-aérienne, ou defesa antiaérea), apresentando uma capacidade de defesa aérea aprimorada, é a décima unidade da série FREMM produzida pelo Naval Group e a oitava e última a ser adicionada à frota da Marinha Francesa (Marine Nationale).
A ministra das Forças Armadas da França (Ministra da Defesa) Florence Parly, o almirante Pierre Vandier, Chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa, e a engenheira Emmanuelle Thivillier, encarregada dos programas navais da Direção Geral de Armamento (DGA) e o presidente e CEO do Naval Group, Pierre Eric Pommellet, ao lado de funcionários da unidade de Lorient participaram da cerimônia de lançamento.
O lançamento da oitava FREMM
Cinquenta e quatro meses após o início da produção, a FREMM DA Lorraine deixou o estaleiro da Naval Group em Lorient, cumprindo integralmente o calendário definido pela Lei do Planeamento Militar, respeitando as normas de segurança e saúde em vigor.
As principais diferenças técnicas das FREMM DA, em relação as outras FREMM, são o radar multifuncional mais poderoso, fornecido pela Thales, comunicações aprimoradas, três consoles adicionais do Sistema de Gerenciamento de Combate Setis®, no “centro de operações central”, com uma capacidade de defesa aérea aprimorada através do uso de mísseis Aster 15 e Aster 30. Também se beneficia de um novo mastro, otimizado para aumentar o desempenho de detecção. Além de realizar as mesmas missões de guerra antissubmarino que as FREMM anteriores, as FREMM DA serão responsáveis pela defesa aérea das principais unidades da Marinha Francesa, ou seja, o porta-aviões Charles de Gaulle (R91) ou os porta-helicópteros anfíbios (PHA) da classe Mistral, dentro do grupo de combate.
De forma mais geral, as fragatas FREMM terão integradas a evolução dos sistemas ao longo do tempo, para garantir que as unidades mais antigas da série se beneficiem das tecnologias mais recentes, tais como: capacidades cibernéticas adicionais, compatibilização com o Liaison 22 (Conexão 22, o novo conexão da OTAN para a transmissão e recepção de informações táticas seguras e sem fio entre unidades militares), integração de um digital tático mesa, etc..
“Ao longo deste exigente programa, mantivemos uma relação estreita com o nosso cliente, de forma a responder da melhor forma às expectativas e aos desafios tecnológicos das inovações a bordo. Este feedback levou-nos a mudar a nossa organização industrial. Construção modular, otimização da cadeia de abastecimento e bloco a pré-fabricação reduziu os prazos de construção e, em última análise, os custos de produção, com isso, ganhamos em eficiência e desempenho, ao mesmo tempo em que melhoramos as condições de trabalho de nossos colaboradores, o que tem levado a uma redução considerável de acidentes. Estamos orgulhosos de lançar hoje o mais recente FREMM francês!”, declarou Laurent Espinasse, vice-presidente executivo para a Indústria do Naval Group.
O programa FREMM vem funcionando em um cronograma estável desde a última Lei de Planejamento Militar, e oito unidades da série FREMM foram entregues entre 2012 e 2019: Aquitaine (D650), em 2012; Provene (D652), em 2015; Languedoc (D653), em 2016; Auvergne (D654), em abril de 2017, Bretagne (D655), em julho de 2018; e Normandie (D651), em julho de 2019.
A Alsace (D656), a outra FREEM DA, foi lançada em 18 de abril de 2019 e será entregue em 2021, e internacionalmente, a Mohammed VI (701) foi entregue ao Marrocos em 2014 e a Tahya Misr (FFG-1001) foi entregue no Egito em 2015.
Características técnicas das FREMM DA
As FREMM DA estão fortemente armadas e usam os sistemas de armas e equipamentos mais poderosos, como o radar multifuncional Herakles, mísseis antiaéreos Aster 15 e 30, misseis antinavio Exocet MM 40 e torpedos MU90 Impact. O desempenho de seu sistema de combate é aprimorado, com maior capacidade de radar e comunicação, novo radar e controle de fogo eletro-óptico e um sistema de gerenciamento de combate SETIS® com funções específicas de defesa aérea.
- Comprimento total: 142 metros;
- Largura: 20 metros;
- Deslocamento: 6.000 toneladas;
- Velocidade máxima: 27 nós;
- Tripulação: 123 tripulantes + 14 para o destacamento do helicóptero);
- Capacidade máxima de acomodação: 165 pessoas;
- Autonomia: 6.000 milhas náuticas a 15 nós;