Na tarde de ontem, dia 24, ao final da análise dos documentos entregues para participarem da concorrência para contratação de empresa especializada para a execução do serviço de modernização de nove viaturas blindadas de reconhecimento – média sobre rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel, a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército anunciou que apenas o consórcio liderado pela Akaer, com as empresas Universal e a Opto, foi considerado habilitado para a próxima etapa.
Os demais consórcios, liderados pelas empresas Ares e Norinco, e a empresa Equitron (que não apresentou a documentação comprovando sua parceria com a Safran) não apresentaram os documentos necessários que comprovassem a capacidade das empresas para a execução dos trabalhos exigidos.
Tecnologia & Defesa conversou com algumas das empresas preteridas que reconheceram suas falhas, assumindo suas responsabilidades, e que estudam os recursos jurídico/administrativos necessários para poderem impugnar esta etapa e terem mais tempo para obter as documentações faltantes e ter uma nova chance no certame.
Caso isso não ocorra, apenas o consórcio da Akaer irá participar da próxima etapa que será a avaliação da proposta técnica.
Respostas de 21
Caraca é sério isso?
As demais empresas estavam participando como sem as devidas documentações?
Despreparo total a meu ver? O ADM destas empresas em especial no setor de licitações precisam se atualizar ou no mínimo fazerem o básico de forma eficaz pq agora Inês é morta praticamente.
Já vivi uma situação semelhante onde um dos meus vendedores me garantiu por mais de um mês que todas as documentações necessárias para um certame estava 100%. Faltando 10 dias para o processo presencial e entrega das documentações eu conferi tudo. Estavam faltando nada mais nada menos que 4 documentos importantes.
Sem isso não poderíamos participar. A tempo, concorremos de igual para igual, não ganhamos más perdemos em pé.
Pior do que perder é não participar sabendo que poderia ter participado e não o fez por incompetência.
Bom. Paulo, poderia elaborar uma matéria especial com a proposta de modernização da AKAER?
Abs.
acho que algumas pessoas vão passa no RH
Agora é aguardar o protótipo.
Claro… Prepare-se para aguardar entre 5 e 10 anos para ver o tal “protótipo” porque isso tudo vai acabar na justiça.
A akaer e a opto são parceiras da Saab, com participação da empresa sueca nessas empresas.
Ou seja, vem coisa boa por aí em termos de sensores.
Só fiquei em dúvida em relação a modernização da parte mecânica. Imagino que seria essa empresa Universal que faria essa parte.
Boa tarde
Se as outras empresas sabiam dos requisitos, e mesmo assim, de forma surpreendente, não os atenderam, ou elas não tem interesse em executar o projeto, ou cometeram falha grave que beira o amadorismo.
Para nós, que seja feito o melhor para o nosso país e para o nosso exército.
Essa parte onde fala em recorrer juridicamente me trás agonia. Tenho uma ação desde 2017 e, mesmo com documentos anexados que comprovan eu estar certo, até agora nada! A empresa onde trabalho passa pelo crivo jurídico há quase dois anos e é algo surreal a morosidade da justiça.
Vamos modernizaçao quantos cascacel?
Entre 100, na verdade 98 e 200, mas seria bom dar mais uma pesquisada. Eu sou a favor de usarem um canhão de menor calibre e maior cadência. Mas como falou alguém acima, vamos aguardar o protótipo
As empresas foram bem amadoras nessa hein
E o que eu tinha colocado, esta seleção foi feita para a Akaer ganhar, O exército quer uma empresa habilitada para desenvolver Optrônicos avançados e camêras termais de desenvolvimento nácional, lembrando que o protótipo do cascavel ee-9U de 2016 ultilizava um FCS da opto, era bem òbvio que o exército iria escolher o proposta que mais traria desenvolvimento para uma empresa nácional, com mão de obra brasileira.
ps: mesmo que a SAAB tenha um pé na akaer, até hoje não vi nenhum sinal de produtos da saab pela akaer.
Estrutura e diversos componentes do GRIPEN E/ F.
Demissão geral, kkkkkk
Trabalhei nesta Empresa no período de 1979 à 1993, na produção destes brindados, e fico feliz com modernização dos mesmos ppis são excelentes.
O Cascavel ficará em operação até 2037, assim como os Leopard 1a5.
Está previsto uma modernização de 201 Cascavel 6×6, e de 116 Leopard 1a5, para perdurarem em operação até 2037.
116 Leopard 1A5? A dotação atual desse CC, nos 4 RCC, é de 216 unidades no total (cada um dos 3 RCB do RS, opera 4 1A5 cedidos pelos RCC). Se forem mesmo só 116 modernizados, cada RCC ficaria com 29 unidades, ao invés dos 54 atuais.
Buenas.
Essa etapa de habilitação é somente burocrática – visa comprovar o atendimento à lei brasileira. Não se trata de capacidade técnica.
Sendo assim, me admira que os concorrentes não tenham contratado um escritório especializado em licitações no Brasil pra checar a papelada.
Akaer, com as empresas Universal e a Opto são 100% brasileiras?
Não. SAAB tem participação na Akaer e ambas tem participação na Opto.
Este problema de judicialização de concorrências públicas, em qualquer ramo da administração pública, é entrave considerável para os projetos a serem implementados pelas autoridades…deveriam ir direto para a dispensa de licitação e as contas verificadas pelo TCU, senão NUNCA teremos uma linha de fornecimento adequada e sem estes litígios por deficiência administrativas pelas empresas concorrentes…
Os caras perdem o bonde e se acha no direito de entrar na justa lenta desse país só pra prejudicar o exército e o país.
Foi dado um prazo a todos e só um foi escolhido por apresentar as documentações exigido para essa concorrente então acabou não tem o que reclamar.