Marinha Italiana encomenda blindados anfíbios VBA

Em 22 de dezembro, a Diretoria de Armamentos Terrestres da Marinha Militar Italiana (MMI) assinou um contrato com Iveco Defence Vehicles (IDV) fornecerá 36 viaturas blindadas de transporte de tropas anfíbias 8X8 VBA para a Brigada Marinha San Marco (BMSM), seus Fuzileiros Navais. O contrato ocorreu no âmbito do programa de renovação e aumento da frota de viaturas para a defesa nacional, visando o aumento da capacidade de projeção marítima da Força.

O VBA (Veicolo Blindato Anfibio) é uma viatura blindada todo-o-terreno, com tração 8X8, capaz de ser lançado e recuperado de uma embarcação anfíbia em mar aberto e oferecendo ao mesmo tempo excelente mobilidade e proteção balística, antiminas e anti-IED de alto nível.

O motor FPT Cursor 16, de 700 CV, combinado com uma caixa automática de sete velocidades e uma transmissão H, derivada dos blindados Centauro e VBM Freccia, permite ao VBA uma velocidade máxima em estrada de 105 km/h, enquanto os dois motores traseiros hélices hidráulicas, montadas garantem a navegação além do estado de mar III e uma velocidade máxima de 6 nós. A plataforma está equipada com um sistema de armas remotamente controlado (SARC) HITROLE Light, fornecida pela Leonardo, com uma arma de calibre 12,7×99 mm (.50’) e sistemas comunicação e controle (nível C4) de última geração.

O VBA para a MMI é baseado no SUPERAV 8X8, a plataforma de veículo anfíbio usada para o ACV (Amphibious Combat Vehicle) do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), que é fornecido em parceria com a BAE Systems, e com muitas similaridades ao VBTP 6X6 Guarani do Exército Brasileiro.

Fonte: IDV

COMPARTILHE

Respostas de 9

  1. Paulo, existe a possibilidade de num futuro próximo os Clanfs do CFN da MB sofrerem alguma descontinuidade?
    Afinal os Marines que são o maior operador já não os utiliza em operações de assalto anfíbio e utilizando agora os Iveco BVA, e agora Espanha e Itália que são grandes operadores também vão adotar.

    1. Acho que o CFN deveria adquirir mais desses clanfs e até pegar os que os marines não usam mais já que eles usam muito para desembarque anfíbio no mar e em rios. Pelo menos para os nossos fuzileiros eles são essenciais e os marines americanos estão praticamente sendo desarmados pelo governo Biden já desativaram os blindados e provavelmente estão indo para os veículos anfíbios.

    1. Poderiam vir no pacote junto com os Centauros e serem produzidos localmente junto com ele e o Guarani quem mais ganha com isso é o trabalhador mineiro e a região de Sete Lagoas com aumento no emprego e opções de trabalho.

    2. Daqui 30 anos talvez.
      Os Clanfs dos Fuzileiros são novos! Não há nenhuma necessidade de trocar.
      Assim como os Piranhas não precisam ser trocados por Guaranis.
      O que precisa ser trocado é o SK105A2S. Esse sim é velho e ultrapassado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *