Marinha forma as primeiras aviadoras navais do Brasil

Pela primeira vez, a Marinha do Brasil (MB) tem mulheres pilotando na Aviação Naval, um marco histórico para a instituição. A segundo-tenente (Fuzileiro Naval) Helena de Souza Monteiro Morais e a segundo-tenente Isabela Ferreira de Amorim concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAvO) e passam a integrar o seleto grupo de Aviadores Navais da MB.

Reconhecido pelo alto grau de exigência operacional e psicológica, o curso inclui treinamentos de sobrevivência no mar e na selva, adaptação fisiológica, instruções operacionais e qualificação para pouso a bordo. A conquista das duas oficiais representa um feito inédito na história da Marinha e reforça a ampliação da presença feminina em áreas operacionais da instituição.

Segundo a tenente Helena Monteiro, a formação exige preparo técnico, equilíbrio emocional e resiliência. “Em nenhum momento buscamos distinção; o objetivo sempre foi atingir o mesmo padrão operacional exigido de todos os pilotos da Aviação Naval. É gratificante concluir esse ciclo sabendo que estamos abrindo caminhos para futuras gerações”, afirmou.

(Marinha do Brasil/Divulgação)

A tenente Isabela Ferreira destacou o peso simbólico da conquista. “Ser Aviador Naval sempre foi um sonho construído com muito esforço. Cada fase da formação exigiu física e emocionalmente de mim e de meus amigos de turma. Tenho muito orgulho de fazer parte desse momento e espero que nossa história incentive outras mulheres a acreditarem na própria capacidade.”

Para o Comandante em Chefe da Esquadra, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, as duas oficiais demonstraram competência e capacidade operacional em todas as fases do curso, cumprindo os mesmos requisitos exigidos aos demais militares. Segundo ele, a conquista representa mais um passo na integração feminina dentro da Marinha do Brasil.

Ao receberem as tradicionais “asas” da Aviação Naval, Helena Monteiro e Isabela Ferreira passam a integrar a Força Aeronaval da MB, atuando futuramente em missões de defesa, operações navais, busca e salvamento e proteção da Amazônia Azul.

(Marinha do Brasil/Divulgação)

O caminho até a formação como Aviador Naval é considerado um dos mais exigentes da carreira militar naval. Após a formação militar e um rigoroso processo seletivo, os oficiais passam por avaliações médicas, psicológicas e treinamento teórico e prático em São Pedro da Aldeia, sede da Aviação Naval brasileira. Somente após a conclusão de todas as etapas os militares recebem o brevê e passam a integrar operacionalmente a Aviação Naval da Marinha do Brasil.

Via Agência Marinha. 

COMPARTILHE

Respostas de 5

  1. parabéns as duas Tenentes pela conclusão deste curso de piloto Naval. Será de grande relevância a atuação delas no Amazonas, principalmente nas regiões ribeirinha. Quantas famílias precisam de ajuda em casos de deslocamento rápido. Socorro e outros problemas que são constantes naquela região.

  2. Parabéns as duas militares, muito estudo, dedicação e sacrifício, DEUS abençoe a todos os militares! ADSUMUS!

  3. Parabéns as jovens oficiais, muito estudo, dedicação em sacrifício, deixando os nomes na história militar do Brasil.

  4. ADSUMUS. Congratulações às novas operadoras navais. Resiliência, foco e espírito de união. Deus vos conceda sapiência e humildade sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *