Marinha e USP enviam respiradores para socorrer o Amazonas

Para dar apoio ao combate à COVID-19 em Manaus, na madrugada deste sábado, 16 de janeiro, o Comando do 9° Distrito Naval (9º DN) recebeu no aeroporto internacional Eduardo Gomes, o primeiro lote com 26 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo Inspire, enviados pelo Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo (CTMSP) e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação do Ministério da Defesa (MD).

Os respiradores do primeiro lote já estão armazenados no Centro de Intendência da Marinha em Manaus (CeIMMa) para posterior distribuição, a fim de apoiar o sistema de saúde do Estado do Amazonas. O segundo lote, com o quantitativo de 14 respiradores, será enviado na próxima semana, em ação estruturada pelo MD.

Desde o final de março de 2020, o CTMSP, vem apoiando tecnicamente o Projeto INSPIRE (Ventiladores de Suporte Respiratório Emergencial e Transitório, tipo “Ambu Automatizado”). O Projeto, que foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, em parceria com a Marinha do Brasil, tem como objetivo fornecer uma alternativa barata e acessível aos equipamentos de suporte ventilatórios existentes no mercado. Essa parceria entre as duas Instituições foi um caminho natural, frente aos esforços da USP e da Marinha para o combate dessa pandemia, visto que estas instituições já possuem uma parceria na formação de seus oficiais engenheiros, no que se refere aos cursos de pós-graduação e graduação, há mais de 64 anos.

O Inspire pode ser utilizado em locais remotos e em unidades de tratamento intensivo (UTIs), uma vez que é portátil e não depende de ar comprimido.

FAB transporta de pacientes de Manaus para outras cidades

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, na manhã desta sexta-feira (15), o transporte de pacientes, acompanhados de equipes de saúde, de Manaus (AM) para Teresina (PI). Uma aeronave C-99, operada pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), Esquadrão Condor, decolou de Manaus às 7h57min (horário de Brasília), com pouso em Teresina, às 11h40min, com nove pacientes e seis profissionais de saúde a bordo.

Outra aeronave decolou às 19h17min, de Manaus para São Luís (MA), com outros 12 pacientes. Ainda estão programados voos de Manaus para Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO).

Desembarque dos pacientes transportados de Manaus (AM) para Teresina (PI)

Com informações do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira
Fotos: Ministério da Defesa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Para celebrar os feitos dos mais de 25 mil homens e mulheres brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, o...

Desde 1º de janeiro de 2023, o dr. Artur José Dian ocupa o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil do...

Em um surpreendente anuncio ocorrido hoje, dia 11 de junho, a empresa franco-germânica KNDS informou que encerrou as negociações de...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL